São João
© Miguel Nogueira / Câmara Municipal do Porto
© Miguel Nogueira / Câmara Municipal do Porto

Ó meu rico São João: os melhores arraiais no Porto

Já está tudo a pensar no mesmo: o São João está à porta e não vai faltar sardinha assada, martelinhos e bailarico noite dentro. Saiba onde encontrar as festas e os arraiais mais tradicionais que não pode perder no Porto.

Ana Catarina Peixoto
Publicidade

A noite mais longa do ano, de 23 para 24 de Junho, está a chegar e há muita festa preparada no Porto. Venha de lá o nosso rico São João, que aqui não faltam sítios para comer sardinha assada a pingar no pão, beber uma cerveja para refrescar, ver o mítico fogo-de-artifício, dar uso aos martelinhos e, claro, dar um passo de dança nos vários bailaricos que duram noite dentro. Das festas tradicionais às mais alternativas, nesta lista há muito arraial para escolher. Não se acanhe e junte-se aos milhares de pessoas que saem à rua para festejar. E pode começar já a festa ainda antes da grande noite. Onde? No São João à la Time Out, por exemplo.

Recomendado: As melhores esplanadas no Porto

Os melhores arraiais de São João no Porto

  • Coisas para fazer
  • Vida urbana

O melhor bailarico da cidade, que dá o pontapé de saída para as celebrações do São João, tem data marcada para o próximo dia 21 de Junho. Os bilhetes custam 30€ e incluem não só a entrada no evento, como tudo o que conseguir comer e beber durante a noite. A nossa sugestão? Vá de estômago vazio, porque é certo que comida não lhe vai faltar. Para matar a fome e a sede, há opções para todos os gostos e todos os momentos (e nem as sobremesas ficaram de fora). Já estão confirmados o Mimo's Smokehouse, o Nani, o daTerra, os Bolinhos do JorgeO Melhor Croissant da Minha Rua e a Nivà. Além disso, pode comer todas as sardinhas e porco no espeto quanto o seu estômago conseguir aguentar. Já está a salivar? Então fique atento que mais novidades se vão juntar em breve a este cartaz de restaurantes.

A música, como manda a tradição, é do mais típico que há para os Santos Populares. Por isso, prepare-se para tirar e pôr o carro, falar de cabritinhas e dançar um verdadeiro baile de Verão.

 

  • Coisas para fazer
  • Baixa

Este ano, a Câmara Municipal do Porto voltou a programar as festas da noite de São João em três palcos espalhados pela cidade. Um deles estará no Largo Amor de Perdição, na zona da Cordoaria, onde os sons populares vão ecoar durante toda a noite e convidar os milhares de pessoas que por aqui passarem para um passinho de dança. O músico Fernando Correia Marques sobe ao palco às 22.00 e traz êxitos intemporais como “Burrito” e “Carocha do Amor”. Depois da meia-noite, a festa faz-se com a música popular do minhoto Augusto Canário & Amigos e termina com MC Abreus e DJ Arthur até às 04.00. E nada tema: há bancas com comes e bebes durante toda a noite.

Publicidade
  • Atracções
  • Parques e jardins
  • Massarelos

O segundo palco com música, na noite de São João no Porto, volta a estar montado nos jardins do Palácio de Cristal, onde a festa também vai acontecer com um toque diferente. A fadista Ana Moura dá início ao espectáculo, às 22.00, seguindo-se, já depois da meia-noite, o ritmo animado e quente da Orquestra Bamba Social Roda de Samba.

  • Música
  • Música ao vivo
  • Boavista

Para quem prefere uma proposta mais alternativa para a noite de São João, pode encontrá-la na praça da Casa da Música, a partir das 22.00. O grupo José Pinhal Post-Mortem Experience é o primeiro a actuar e propõe uma viagem pelos temas do autor popular, adaptando-os a uma nova sonoridade. Depois, há ainda tempo para ouvir os DJ sets de Hipster Pimba e Pop’lar. Este ano, não se esqueça que não há carrosseis na Rotunda da Boavista (mas há festa rija na mesma).

Publicidade
  • Coisas para fazer
  • Porto

Se procura um bom arraial sanjoanino, a zona de Miragaia, da União de Freguesias do Centro Histórico, é uma das melhores e mais tradicionais opções. No Largo da Praia, em Miragaia, a festa vai ser feita com Jorge Guerreiro (14 de Junho), o grupo musical PontoFixo (15), a banda de música de baile Delta 7 (21), a Sociedade Musical Novo Século (22), o grupo Iniciadores e o Duo Filipe Brás e Max na noite de 23 de Junho. Neste dia, a música popular começa a bombar nas colunas ainda durante a tarde, por isso, pode aparecer às horas que quiser e juntar-se à multidão. Caso a fome e a sede apertem, não vai faltar sardinha assada, bifana e bancas com bebidas.

  • Coisas para fazer
  • Porto

A tradição diz que a verdadeira festa de São João começa nas Fontaínhas. E este ano não vai faltar animação na Alameda. Além de ser um dos locais com divertimentos da cidade – com carrosséis, carrinhos de choque, matraquilhos, farturas, pão com chouriço e tudo a que tem direito até às seis da manhã –, há ainda muita música e bailarico noite dentro, para acompanhar com comida e bebida. As várias freguesias do Porto começam a aquecer para a festa com vários espectáculos entre 14 e 23 de Junho, todos a começar às 22.00. No dia 14 pode ver os Expresso 86, no dia 15 actuam os Diapasão, depois é a vez de Fusiforme, a 21, e d'Os Solitários a 22. Delta 7 e Duo Impakto animam a grande noite de 23 para 24 de Junho.

Publicidade
  • Coisas para fazer
  • Porto

Na Esplanada do Castelo, o aquecimento para a grande festa também arranca na sexta-feira, dia 14 de Junho, com o cantor Zé Amaro. Seguem-se os Almanova B, no dia 15, a Banda R, no dia 21, os Quadrante Norte, no dia 22, e os Musikanto e o Duo Karism vão animar a noite de São João. Bem perto daqui, na Alameda D. Carlos I, está outra zona com divertimentos que pode aproveitar até às seis da manhã do dia seguinte.

  • Coisas para fazer
  • Porto

O São João também acontece na Praça da Corujeira entre 14 e 23 de Junho, com as actuações dos grupos musicais Albatroz (dia 14)Krystal Band (dia 15), Musikanto (dia 21) e Alfanorte (dia 22). A fechar a programação, na noite de São João, os Minhotos Marotos apresentam vários sucessos a partir das 22.00, seguindo-se, depois, a música popular de Marcus Levy para ajudar a fazer a digestão da (muita) sardinha assada que vai poder comer ao longo de toda a praça.

Publicidade
  • Coisas para fazer
  • Porto

A festa de São João na União de Freguesias de Lordelo do Ouro e Massarelos divide-se em dois palcos: um no Cais das Pedras e outro no Largo António Calém. No primeiro, e com o rio Douro como cenário, vai poder dançar e cantar ao ritmo dos Baila 5 no dia 14 de Junho, de Zézé Fernandes (15), dos Horiza (21), dos Iniciadores (22) e de Albatroz e o Duo Contakto (23).

Já no segundo palco estarão os Bandalusa (14), a Banda Mosaico (15), os Impecáveis Band (21), Rui Porto (22) e os Expresso 86 e o Duo Alma Latina (23 de Junho).

  • Coisas para fazer
  • Porto

Na freguesia de Paranhos, o arraial concentra-se na zona do Parque de Estacionamento da Casa de Salgueiros e começa a meio de Junho, com a actuação da banda Fusiforme, no dia 14. No dia seguinte, é a vez de Bandaneia, mas é no dia 21 que o rei da música popular, Quim Barreiros, dá um ar de sua graça. Osiv tocam a 22 e a Banda R e o Duo Quadrante 5 na noite de 23 para 24 de Junho.

Publicidade
  • Coisas para fazer
  • Porto

No Jardim Sarah Afonso, em Ramalde, a música e o bailarico começam já a partir do dia 14 de Junho, com os Almanova. No dia seguinte, são os Novo Século que dão música aos foliões. A festa continua no dia 21, com os Siga a Farra, e com Bandaneia, no dia 22. Na grande noite, a animação fica a cargo de Horiza e de Duo Ivasom. Há barraquinhas com comes e bebes garantidas para que não lhe falte nada.

Mais coisas para fazer

  • Coisas para fazer

Somos absolutamente apaixonados por esta cidade. Pelas suas ruas estreitas e casas coloridas, pelos miradouros com vistas de cortar a respiração, pelas galerias cheias de arte antiga e contemporânea, pelos jardins e museus, e pelos restaurantes com comida tradicional ou do mundo. A Invicta é uma caixinha de surpresas, mas estas nem sempre se revelam ao primeiro olhar. É preciso descobri-las. Para que nada lhe escape, aqui tem uma lista com 40 coisas incríveis para fazer no Porto. Leia-a com atenção e partilhe-a com quem mais gosta.

Fez alguma coisa desta lista que tenha adorado? Pode partilhá-la no hashtag #TimeOutDoList e taggar @TimeOutEverywhere.

Sabe como é que a Time Out selecciona as melhores coisas para fazer no mundo inteiro? Espreite aqui.

  • Coisas para fazer

Os miúdos andam aborrecidos? Leia o que se segue porque temos o elixir que combate o desânimo, a apatia e a preguiça. Não falta o que fazer com as crianças pela Invicta, por isso, aproveite o fim-de-semana, ou o seu próximo dia de folga, e leve consigo esta lista de coisas para fazer com os miúdos no Porto. Visitar um museu, passear pelo parque, dizer olá a animais ou ir às compras numa livraria pensada para eles são algumas das nossas propostas. Não se esqueça de deixar tablets e outros gadgets em casa, para poder aproveitar o dia ao máximo. 

Recomendado: Os melhores restaurantes para famílias no Porto

Publicidade
  • Coisas para fazer

A vida está cara, bem sabemos, mas com um pouco de astúcia e curiosidade é fácil contornar os obstáculos monetários e descobrir coisas baratas para fazer no Porto. Aqui tem uma lista com coisas para fazer no Porto até 5€. Algumas nem custam tanto e outras até são de graça. E temos de tudo um pouco, desde sugestões de passeios, museus, sítios para comer, mercados e livrarias. A felicidade não tem preço, como se costuma dizer, mas neste caso é uma pechincha.  

Recomendado: Coisas grátis para fazer no Porto

Recomendado
    Também poderá gostar
    Também poderá gostar
    Publicidade