Tele-Encontros com o Conhecimento, a Cultura e a Ciência
A Casa Comum da Universidade do Porto, que tem como objectivo a democratização da cultura através da academia, celebrou o primeiro aniversário com o lançamento de uma nova plataforma digital de conhecimento. Os podcasts educativos, que convidam os ouvintes “a reflectir sobre a contemporaneidade” e contam com o contributo de pensadores portugueses e internacionais de diversas áreas, são, para já, a grande aposta. E como este é um projecto “de todos”, também os utilizadores da plataforma são desafiados a colaborar. Há, de resto, um podcast pensado para esse efeito. Chama-se Agentes de Mudança e convida ao envio de gravações de “pequenas biografias de homens e mulheres inspiradores”.
A Escola das Artes da Católica, por sua vez, começou por responder ao cenário pandémico com uma série de sessões online, todas as quintas, nas quais vários professores discutem temas ligados às artes. A somar a esses live streamings, surgem agora as CITAR Lectures, conferências disponibilizadas às terças pelo Centro de Investigação em Ciências e Tecnologia das Artes. As quartas-feiras são dias de Cineclube EA, onde são exibidos filmes de ex-alunos da universidade, seguindo-se videoconferências com os autores.
Já a Universidade de Aveiro promove os Encontros Degeito, em que se debatem temas que vão do futuro das viagens e do turismo às novas oportunidades de negócio decorrentes da pandemia. Para participar nas sessões (todos os sábados às 21.30), inscreva-se e receba o link.
Entretanto, o Centro de Investigação em Psicologia da Universidade do Minho (CIPsi) apresentou a iniciativa Covid-19 em Sarilhos, que apoia crianças e jovens, ao disponibilizar, diariamente, desafios e actividades para desenvolver em família. Por seu turno, os docentes do Instituto de Educação da mesma universidade criaram o portal Trancadas em Casa, onde os miúdos partilham como têm vivido e lutado contra o vírus. Mas também aprendem, jogam, interagem online em horas do conto e questionam comandantes dos Bombeiros e da GNR.