É mais do que normal querer sair com amigos e não ter ideias quanto ao que fazer. Os escape rooms vieram, em parte, ajudar a resolver esse tipo de impasses. Só tem de juntar um grupo divertido, escolher a melhor história, reservar uma sala e conseguir escapar em menos de 60 minutos.
O primeiro jogo do White Rabbit tem por título Stranger Room e inspira-se na série de televisão Stranger Things. Os jogadores são, por isso, desafiados a desvendar o misterioso desaparecimento de cinco crianças na década de 80, entrando num cenário totalmente inspirado nessa década. Os organizadores tiveram, aliás, o cuidado de não deixar entrar qualquer objecto fabricado depois de 1989. Há livros, consolas de jogos, um leitor de videocassetes VHS, cartazes de filmes, brinquedos e até uma máquina de jogos Arcade, sem esquecer o mobiliário. O espaço foi construído de raiz para este jogo e demorou quatro meses a ficar pronto.
A designação mais usada para estes jogos é a inglesa, escape games. São desafios em que os jogadores entram numa sala e têm 60 minutos para encontrar uma forma de sair. Para isso, têm de desvendar enigmas e superar provas, havendo sempre uma história como plano de fundo.
E há dois mentores na génese deste escape game. Sara Prazos é ilustradora, designer e fotógrafa; Luís Araújo é actor e encenador. Não será, portanto, de estranhar que tenham usado as competências das suas profissões neste projecto. São apreciadores de cinema, puzzles, enigmas, jogos de tabuleiro e parques temáticos, tendo às tantas percebido que tudo isso se juntava nos jogos de fuga. Depois de um périplo por salas do Porto, Madrid e Galiza, decidiram avançar com o projecto.
Mas há mais: para muito breve está prevista a abertura de uma segunda sala. Vai chamar-se Guilty e será um jogo policial passado dentro de uma esquadra, misturando as possibilidades de um jogo de fuga e do famoso Cluedo. O objectivo será não só escapar da sala a tempo, como descobrir o culpado do crime. Daqui a dois ou três anos poderão refazer os dois espaços e construir novos jogos.
Praça da República, 34. Seg-Dom 11.00-23.00. 45€-70€.