Numa antiga gráfica portuense nasceu uma das mais completas propostas de compras da cidade. A LOT, sigla para Labels of Tomorrow, mistura moda, com uma curadoria de marcas nacionais e etiquetas estrangeiras, perfumaria, comida e uma pitada de entretenimento. Uma experiência completa, nas palavras de Edgar Ferreira, empresário que volta a dar provas de inovação, depois da abertura da The Feeting Room, em 2015. “Queremos dar palco e exclusividade às marcas. Para uma marca que ainda não está implementada é muito mais interessante. Para as pessoas é óptimo, porque entram e descobrem esse talento independente”, assinala.
O charme do edifício é o primeiro a falar. As escadas e corrimãos originais foram mantidos, bem como as colunas que sustentam este espaço de pé-direito generoso. Marcas portuguesas como a A Line começam a afirmar-se, ao lado de velhas conhecidas como a Sanjo e de outras ainda menos sonantes como a joalharia da Esquível. Mas para a nova loja, inaugurada em 2022, vieram também alguns pesos pesados internacionais, como a brasileira Osklen ou a revigorada Camper. Num espaço maioritariamente dedicado à moda, os clientes são ainda surpreendidos pelo corner da Next Memory. A marca com loja em Lisboa tomou conta de um dos cantos do segundo piso com as suas fragrâncias para a casa e cuidados para o corpo.
Mas a LOT esconde outros segredos, a começar por um jardim nas traseiras, especialmente propício a eventos a céu aberto – já houve concertos, bancas pop-up e espectáculos de drag queens –, sempre que a meteorologia o permite. Subidas as escadas e com direito a esplanada e vista, chegamos ao pequeno restaurante, com lugar para 70 pessoas. No menu, o Eleven Lab (que também está junto ao Douro, na Rua do Ouro) propõe refeições ligeiras, como bowls, tacos e sanduíches. Para acompanhar, prove uma das sangrias da casa e ganhe embalo para as compras.