Mercado do Bolhão
FILIPA BRITOMercado do Bolhão
FILIPA BRITO

Os 14 melhores mercados no Porto

Está farto de fazer as suas compras sempre no mesmo sítio? Aqui tem 14 mercados no Porto que pode explorar.

Publicidade

Fazer compras nas grandes superfícies pode ser um pouco aborrecido (e claustrofóbico), por isso, se quiser quebrar a rotina, faça uma visita a estes mercados no Porto. Se estiver bom tempo, aproveite e espreite os mercados ao ar livre, caso contrário refugie-se nos cobertos, igualmente sedutores. Posto isto, já sabe onde encher os sacos com legumes e frutas frescas ou com coisas bonitas lá para a casa. E neste campeonato há também de tudo um pouco, de mercados de antiguidades a outros em que o destaque é o artesanato. Se a fome apertar, há também mercados onde pode encontrar vários pratos interessantes. Siga este roteiro, temos a certeza que nos vai agradecer no final. 

Recomendado: Quatro sítios para comprar frutas e legumes no Porto

Os 14 melhores mercados no Porto

  • Compras
  • Mercados e feiras
  • Santa Catarina

Nascido de um lameiro, por onde corria um regato que ali formava uma bolha de água (conta-se que é daí que vem o nome Bolhão), o mais emblemático mercado do Porto foi erguido em 1839, contando hoje mais de 180 voltas ao sol. Em 1914 ergueu-se o actual edifício, conhecido pela sua monumentalidade, própria do estilo neoclássico, e que foi remodelado, reabrindo em Setembro de 2022 com a sua traça original. Preservou-se a fachada, as escadarias, muitos azulejos, assim como outros pormenores arquitectónicos que vale a pena descobrir. Com cerca de 40 bancas, por lá encontra de tudo: dos peixes e enchidos; aos pães e às flores.

  • Coisas para fazer
  • São Bento

No início de Maio de 2024, a ala sul da Estação de São Bento abriu as portas de par em par para dar a conhecer o Time Out Market, um espaço que celebra o talento gastronómico e cultural da cidade e onde cabem 12 restaurantes, dois bares, um bar/restaurante vínico e uma loja. Tradicionais, modernos, com pratos vegetarianos ou com bons hambúrgueres de carne maturada, com receitas de chefs conceituados ou criações de jovens promessas, é desta deliciosa disparidade que este mercado, com selo Time Out, é feito. O projecto ficou a cargo do premiado arquitecto portuense Eduardo Souto de Moura e tem uma área de cerca de dois mil metros quadrados.

Publicidade
  • Compras
  • Mercados e feiras
  • Matosinhos

Classificado como Imóvel de Interesse Público em 2013, o Mercado Municipal de Matosinhos foi inaugurado a 27 de Maio de 1952 e é hoje uma referência na cidade. Isto porque, além de um mercado onde se vende muito e bom peixe, galinhas, coelhos, pombas, patos e outros animais vivos e muitos legumes e frutas frescos, é também um bonito pólo de criatividade, uma vez que é uma incubadora de design. Se lhe der a fome, encontra muitos restaurantes com uma oferta diversificada: do sushi, a bolos, comida italiana, tábuas e vinhos. 

  • Coisas para fazer
  • Mercados e feiras
  • Campo Alegre

No final de um dia de trabalho, o Mercado Bom Sucesso é o local de excelência para ir beber um copo de vinho e comer um bom queijo ou presunto. Também é um sítio muito popular para uma refeição completa. Podemos escolher entre sandes de leitão, pizzas, sushi, ceviche, pratos vegetarianos ou comida tradicional portuguesa. Também tem doces e alguns bares de gin ou vinho. Puxe de uma cadeira alta e desfrute.

Publicidade
  • Restaurantes
  • Vila Nova de Gaia
  • preço 1 de 4

No mesmo poiso desde 1937, o Mercado Beira-Rio foi remodelado no final de 2017 e abriu as portas com um novo conceito. Instalaram-se projectos contemporâneos de comida e bebida, mas não deixou de ser um bom espaço para comprar frescos. Flores, legumes, fruta, carne e peixe são algumas das coisas que pode comprar na secção dedicada às bancas tradicionais. Tudo isto com vista para o Douro e para as bonitas casas da Ribeira do Porto. Esteja também atento à agenda do mercado, que costuma ser preenchida. Concertos, noites de Fado, instalações artísticas e workshops já são habituais, principalmente aos fins-de-semana.

  • Compras
  • Porto

O Parque da Cidade é sempre um bom sítio para passear, mas se passar por lá a um  sábado vai deparar-se com um conjunto de bancas com frutas, legumes e leguminosas. É o mercado biológico, organizado pelo Núcleo Rural do Parque da Cidade do Porto. Pode aproveitar a manhã para abastecer a despensa e o resto do dia para respirar ar puro. Antes de começar a preparar os sacos de pano para as compras, saiba que o Parque da Cidade é o maior parque urbano do país e foi desenhado pelo arquitecto paisagista Sidónio Pardal. Ao todo, tem 83 hectares e 10 quilómetros de caminhos, perfeitos para percorrer em caminhada ou corrida. Quando se cansar de estar nesta paisagem verde, basta descer a avenida em direcção à praia — o mar está a poucos passos. 

Publicidade
  • Compras
  • Vila Nova de Gaia

Enquanto terra de pescadores, a Afurada sempre viveu do mar. Quer nas bancas do mercado antigo, que reabriu em 2017 depois de obras de reabilitação, quer nas canastras em venda ambulante, bom peixe nunca faltou. Se passar por lá, é certo que vai ouvir “Olhò peixe fresquinho”. Quem está à frente das bancas do peixe são as mulheres dos pescadores que durante a noite se aventuraram em alto mar. Dito isto, perca-se entre as bancas de peixe, de frutas e legumes e sente-se na cafetaria a comer um bolo.

  • Compras
  • Arte, artesanato e passatempos
  • Clérigos

Depois de um passeio pelo centro histórico da cidade, nada melhor do que uma visita a um mercado ao ar livre onde quase tudo é feito à mão. No MAP - Mercado de Artesanato do Porto, onde o artesanato nacional é o grande destaque, pode conhecer os produtos de cerca de 80 comerciantes. Acontece todas as sextas-feiras e sábados, junto à Reitoria da Universidade do Porto e com vista para o jardim da Cordoaria e para os Clérigos.

Publicidade
  • Coisas para fazer
  • Mercados e feiras
  • Grande Porto

Em Angeiras contam-se pelos dedos de uma mão as bancas de peixe e de marisco, mas a variedade e a qualidade da matéria-prima são de topo, assim como as histórias das gentes que habitam este mercado. A prova disso, é que muitos dos chefs se fornecem de peixe e marisco neste mercado, inaugurado em 2004 e remodelado recentemente. Rodovalho do mar, linguado, salmonete dos Açores, robalo, lagostins, sapateira, lavagante e lagosta são alguns dos espécimes que se vêem nas bancas. Além do peixe, este é um mercado onde também há espaço para queijos e enchidos nacionais, entre outros produtos, vindos de Trás-os-Montes e Alentejo. Pode levar para casa produtos como salpicão de porco preto, presunto bísaro de Vinhais, azeite, mel de Montalegre, azeitonas, tremoços, broa e frutos secos. 

O Mercado da Foz tem mais de 75 anos e, antigamente, era onde os agricultores escoavam o que cultivavam nos seus campos. Hoje, é um espaço moderno e multifacetado, onde pode levar os sapatos a arranjar, comprar flores para mimar alguém, provar comida caseira, saborear boa doçaria ou reabestecer a despensa com enlatados, frescos, frutos secos e leguminosas a granel. É só escolher.

Publicidade
  • Compras
  • Foz

Aos domingos, no Jardim do Passeio Alegre, há sempre um mercado que conta com mais de 60 artesãos a exporem os seus produtos. Para acompanhar as compras, no Coreto Alegre há sempre música e diversão. 

  • Compras
  • Cedofeita

Roupas vintage, vinis, câmaras fotográficas antigas, selos, moedas, ilustrações e produtos biológicos, como azeites, compotas, legumes e frutas, são algumas das coisas que vai encontrar à venda no Mercado Porto Belo, que acontece todos os sábados na Praça Carlos Alberto.

Publicidade

13. Mercado Mini Porto Belo

O Mini Porto Belo é, tal como o nome indica, uma edição do Mercado Porto Belo dedicada aos mais pequenos. Neste, os responsáveis pelas bancas são as crianças que vendem as coisas que já não usam. Se quiser que o seu filho participe, acompanhe o blogue do mercado para saber quando e onde se vai realizar. 

  • Compras
  • Galerias

No mercadinho dos Clérigos, que acontece mensalmente, é possível encontrar peças únicas de artistas da cidade. É comum ver por lá artesanato, peças decorativas, antiguidades, bancas com comida ou até de flores. Enquanto faz as suas compras, há sempre animação de rua, como concertos ou performances. Quando o São Pedro não ajuda à festa, o mercado acontece dentro de portas, no Plano B. Consulte as datas aqui.

Mais sítios onde gastar o seu dinheiro

  • Compras
  • Decoração

Decorar a casa não precisa de ser uma dor de cabeça, só tem de encontrar a loja certa. Pegue nesta lista com as 12 melhores lojas de decoração no Porto e comece já à procura daquele candeeiro de abajur com o qual sempre sonhou, do aparador vintage que iria ficar tão bem na sua sala de estar, ou de uma mesa de apoio mais moderna. 

  • Compras
  • Antiguidades

Há coisas que ficam bem melhores assim que os anos começam a passar por elas, como o Vinho do Porto, por exemplo. Mas copos à parte, e porque a nostalgia e o saudosismo dos tempos idos está na moda, fizemos-lhe uma lista com as melhores lojas de antiguidades no Porto, porque é impossível resistir ao charme da velhice de algumas peças que aqui se vendem.

Publicidade
  • Cafés

O frio, a chuva, o vento, a geada, os pés frios e as mãos geladas são apenas pretextos para se querer uma bebida quente, capaz de aquecer o corpo e a alma. A pensar nisso, preparámos-lhe esta lista onde encontra nove sítios para beber chocolate quente e umas quantas variações desta bebida. Quer chocolate quente espesso, daquele mesmo indicado para comer à colher? Ou prefere mais líquido? Com muitos ou poucos toppings? Seja qual for a sua preferência, estes espaços no Porto têm de tudo para o agradar e para o deixar bem quentinho. 

Recomendado: Três sítios para comer éclairs no Porto

Recomendado
    Também poderá gostar
    Também poderá gostar
    Publicidade