1. Uma consoada com tudo incluído
Eis um jantar de Natal onde o menu foi pensado em modo de celebração, com muito por onde escolher e para evitar o típico nariz torcido a algum dos pratos da consoada. Começamos pelas saladas simples e compostas, e pelas entradas – com enchidos assados, sapateira e camarão, salmão fumado e marinado com vinho do Porto, bola transmontana e pata de presunto serrana.
Os pratos principais são em dose dupla. Nos peixes, o bacalhau é o rei, e serve-se em duas versões: cozido, com legumes da terra e selecção de azeite, ou à lagareiro, com batatinha a murro, cebolinhas e grelos salteados. Nas carnes, o peru e o leitão fazem as honras da casa.
Encerramos com chave de ouro, num buffet de sobremesas natalícias onde não falta nenhuma das receitas típicas de Natal, mas também queijos, compotas, pães e fruta. Para os mais curiosos (ou gulosos), desvendamos alguns dos doces da consoada mas o melhor é mesmo consultar o menu completo. Porém, altos níveis de glicemia estão garantidos tanto quanto as seguintes iguarias: tronco de Natal, floresta negra, leite creme queimado, sonhos com calda de laranja e bolo cheesecake de frutos vermelhos.
O menu de Natal custa 135€ por pessoa, com descontos de 50% para crianças e gratuito até aos três anos.