Maquillatge de Carnaval
Foto: Shutterstock
Foto: Shutterstock

Actividades de Carnaval para crianças online

O Carnaval não está irremediavelmente perdido. Sobretudo para os miúdos. Espreite estas actividades online para crianças.

Publicidade

Este ano não há férias, nem sequer curtinhas, mas o Carnaval continua a ser para todos e não há razão para deixar de o celebrar, mesmo que no conforto do lar. Ainda assim, como sabemos que às vezes é difícil encontrar actividades para os miúdos se entreterem, fomos à procura das melhores coisas para fazer em casa e encontrámos sete propostas online para todas as idades. Desde oficinas pedagógicas, para fazer máscaras, até bailes de Carnaval improvisados, com playlists a rodar no Spotify, há propostas para todos os feitios. Não acredita? Então espreite lá estas actividades de Carnaval para crianças online. Depois de tirar os nabos da púcara, é só escolher e deixar os miúdos divertir-se à brava (pode fazer-lhes companhia, que ninguém leva mal).

Recomendado: Saiba como celebrar o Carnaval online, sem sair de casa

Actividades de Carnaval para crianças online:

1. Playlist para brincar com o Carnaval

Como não podemos ir ao LU.CA, o LU.CA vem até nós. Para celebrar o Carnaval, há música, com uma playlist escolhida por Tiago Miranda já a rodar no Spotify. O resto é consigo: desafiamo-lo a recriar em casa os antigos bailes, que aconteciam nos teatros de Lisboa, com a plateia (neste caso a sala de estar) a transformar-se em pista de dança. Os miúdos vão adorar.

2. Vamos a uma festa

A Biblioteca Municipal Fernando Piteira Santos, na Amadora, preparou uma Hora do Conto especial para comemorar o Carnaval com os mais novos a partir da obra de Jeanne Willis, Vamos a uma festa. Segue-se o ateliê Criar e Reciclar, para criar máscaras. É só aceder, a partir das 10.00 de 16 de Fevereiro, ao canal de Youtube do município.

Publicidade

3. Caras de Papel

Este ano não haverá o famoso Carnaval de Torres Vedras, mas há uma oficina para aprender a fazer máscaras sustentáveis com materiais que tantas vezes ficam esquecidos em casa. A actividade é gratuita e decorrerá online a partir da página de Facebook da Paços – Galeria Municipal. O resultado depende dos miúdos – e a expectativa é que sejam capazes de fazer um “brilharete”. Qual é a dúvida?

4. Carnaval dos Caretos

O município de Bragança decidiu contrariar o isolamento provocado pela pandemia e reinventou o Carnaval dos Caretos, para que todos possam participar, até 16 de Fevereiro, a partir de qualquer lugar. Para as crianças, há oficinas pedagógicas. Por exemplo, nos dias 10, 11 e 12, vão poder aprender a construir máscaras em lata e fatos de caretos. É estar atento à página de Facebook da autarquia.

Publicidade

5. Carnaval de Ovar

A música já está a chegar a casa de todos com os melhores DJs locais, através de sessões em streaming na página de Facebook do evento. Mas há mais. É ainda lançado o desafio ao público de partilhar fotografias e vídeos do seu Carnaval em casa, seja a pintar máscaras, a criar uma fantasia ou a divertir-se em família. Para participar, basta usar a hashtag #ovarcanaval2021emcasa quando as publicar nas redes sociais.

6. Carnaval de Loulé

Neste que é um dos carnavais mais antigos do país, não haverá cortejos nem bandas, mas haverá um baile aberto ao mundo inteiro, que poderá ser visto em streaming, com actuação de uma banda local, que tem feito as delícias de todos os louletanos e visitantes. Para não perder pitada, basta estar atento à página de Facebook da Câmara Municipal de Loulé, que tem estado a festejar o 33.º aniversário da elevação de Loulé a cidade com vários álbuns postais e vídeos.

Publicidade

7. Carnaval com a Rainha no Palácio

Uma das festas preferidas da rainha D. Maria Pia era o Carnaval. Num baile de Carnaval, chegou a vestir-se com três trajes diferentes. Este ano, os miúdos podem ficar a saber mais através de um baile virtual (5€), através do Zoom, que terá o Palácio da Ajuda como pano de fundo. Com histórias e curiosidades do seu dia-a-dia, com o Rei e os príncipes, a Rainha levará as crianças numa viagem ao século XIX para toda a família.

Recomendado
    Também poderá gostar
    Também poderá gostar
    Publicidade