Museu Nacional Soares dos Reis
© DRMuseu Nacional Soares dos Reis

Museu Nacional Soares dos Reis

  • Museus | História
  • Cedofeita
Publicidade

A Time Out diz

Se a última vez que pôs os pés no Museu Nacional Soares dos Reis foi em visita de estudo com a turma da secundária, corrija esse erro. É um dos mais relevantes museus do país (e o primeiro museu público, ainda que com outro nome e morada), com uma coleção vasta de pintura dos séculos XVI ao XX, cerâmica, escultura, gravura, joalharia, ourivesaria, têxteis e vidros. Na pintura destacam-se obras de grandes autores portugueses (e portuenses) como Henrique Pousão, Silva Porto, António Carneiro, Aurélia de Souza ou Amadeo de Souza-Cardoso. Uma visita ao Soares dos Reis tem de passar pel’ ‘’O Desterrado’’ (1872), de Soares dos Reis, o artista que dá nome à casa. Esta escultura foi premiada com a Medalha de Ouro na Exposição Internacional de Madrid de 1881. O título e a pose da figura masculina retratada em tamanho natural conferem uma camada enigmática à obra: uns dizem que representa o saudosismo, outras críticas ao Portugal isolado e atrasado de então.

Detalhes

Endereço
Palácio dos Carrancas
Rua D. Manuel II, 56
Porto
4050-342
Preço
2,50-5€
Horário
Ter 14.00-18.00, Qua-Dom 10.00-18.00

Novidades

Descida da Cruz

Desde o dia 1 de Junho, o Museu Nacional Soares dos Reis (MNSR) tem disponível a pintura Descida da Cruz, de Domingos Sequeira, para todos os que a quiserem ver e apreciar. A obra de arte sacra, datada de 1827 e avaliada em mais de um milhão de euros, passou a integrar a exposição de longa duração deste museu, depois de ter sido comprada por Avelino Pedro Pinto, através da Fundação Livraria Lello, numa feira de arte e antiguidades em Maastricht, e colocada em depósito no MNSR. Rua Dom Manuel II, 44 (Porto). Ter-Dom, 10.00-18.00. 8€ (entrada gratuita aos domingos e feriados)

“Siza, Câmara Barroca”

Ninguém diria, mas há um Siza Barroco que a maior parte do mundo desconhece. Felizmente, essa faceta do prémio Pritzker deixou de estar na penumbra graças a “Siza, Câmara Barroca”, uma exposição, no Museu Nacional Soares dos Reis, que reúne 18 obras do arquitecto matosinhense e atravessa diferentes períodos da sua vasta carreira. A exposição ficará patente até dia 31 de Dezembro e a entrada é livre.  Rua de Dom Manuel II, 50 (Porto). 12 Set-31 Dez. Entrada livre
Publicidade
Também poderá gostar
Também poderá gostar