Por muito que custe a quem tem do jazz uma perspectiva taxidérmica e gostaria que tivesse sido empalhado há mais de meio século, ele está bem vivo e em evolução constante e é disso que dá conta o festival SpringOn!.
Entre as “Novas Tendências do Jazz” deste ano há a destacar o duo Paisiel (Sex 4, 22.00), que alia o saxofone atmosférico e psicadélico, processado através de pedais, do alemão Julius Gabriel, e a bateria tribal e ritualística de João Pais Filipe. Na segunda parte do concerto actua o quinteto sueco/ norueguês Honest John, que combina free jazz e música de câmara e editou recentemente na Clean Feed o álbum International Breakthrough.
Julius Gabriel regressa a solo no sábado 5 (22.00), num duplo concerto cuja segunda parte fica a cargo do septeto portuense Heartbreakers (quatro saxofones, piano, baixo e percussão), que faz uma original síntese do jazz com a pulsação hipnótica da escola minimal-repetitiva.
O jovem italiano Enrico Zanisi (na foto, Dom 6, 21.00) revelou no álbum Piano Tales (2016, CamJazz) uma inventividade e um poder encantatório no piano solo que rivaliza com as de Keith Jarrett. O festival encerra com os Roque, do guitarrista João Roque.