Sol, mar, areia nos pés, cocktail na mão e barriga cheia. Melhor combinação é impossível. Se quer aproveitar ao máximo o sol dos dias de Verão, tenha esta lista de bares de praia no Porto por perto. Não vai faltar animação por estas bandas, até porque em alguns destes bares há música ao vivo, a banda sonora perfeita para um fim de tarde relaxado. Não se esqueça de levar o fato de banho consigo, para poder mergulhar e refrescar-se numa das melhores praias no Porto.
Se ambiciona cruzar-se por estes lados com Natasha Romanoff, a personagem do universo da Marvel interpretada por Scarlett Johansson no cinema – ou com a própria actriz –, pode tirar o cavalinho da chuva. Mas não precisa de ficar triste, até porque no novo pub da Rua de José Falcão, que abriu pelas mãos da família Machado, também responsável pelo Griffon’s (Rua Conde Vizela, 95), há uma garrafeira bastante completa por descobrir, com uma grande variedade de whiskeys, cervejas importadas e cocktails, ideal para curar qualquer mágoa.
O espaço, que surge no local que por muito tempo serviu de casa à emblemática Livraria Leitura, resgata o nome de um outro, que na década de 80 se situava no centro comercial Brasília e estava entre as discotecas da cidade mais procuradas. Entre os dois há pontos em comum que vão além do nome e do facto de as pessoas responsáveis pelo segundo pertencerem à família das do primeiro: por exemplo, aqui encontra elementos de decoração que pertenceram ao antigo bar, conta-nos o responsável, Carlos Machado. Entre eles, um quadro que representa os Romanov, última família real da Rússia, encabeçada pelo czar Nicolau II, bem como o aparador da entrada e o espelho, no piso superior.
Mas nem tudo está igual, refere Carlos, até porque esse não era o objectivo: “Achámos que havia uma falha no início de noite na Baixa do Porto e quisemos criar um conceito diferente daqueles que já existem”, explica. Além disso, sentiam que os seus clientes do Griffon’s, um espaço “mais dançante, mais discoteca”, não se identificavam com muitos bares de início de noite. “Quisemos criar um espaço em que as pessoas possam conversar e estar à vontade a ouvir boa música num ambiente acolhedor”.
Pop rock dos anos 80, punk jazz, indie e pop actual estão entre a música que se ouve no Romanoff, onde o som e a acústica não foram descurados. De momento não há eventos agendados, mas já há ideias, como a de transmitir futebol ou fazer noites temáticas ligadas a algumas bebidas. Em alguns dias, haverá DJs a animar o ambiente, neste espaço em que se vai continuar a partilhar histórias.