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A cerveja Letra tem mais lata do que as outras

Mariana Morais Pinheiro
Directora Adjunta, Porto
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À Letra não lhe falta lata. Não lhe faltou quando se assumiu como uma das cervejeiras pioneiras na produção de cerveja artesanal, em 2013, ano em que foi criada. E tão pouco lhe falta agora, que a tem de sobra. No próximo dia 14 de Abril a Letra vai lançar a primeira cerveja artesanal portuguesa em lata na Letraria – Brewpub, em Vila Verde, quartel-general da marca minhota.

“A lata é uma tendência mundial e, apesar de por vezes estar associada a um baixo valor e a menor qualidade, a verdade é que a lata protege as características organolépticas da cerveja. Protege-a a 100% da luz solar. Os raios UV, por exemplo, prejudicam as cervejas, especialmente as que têm mais lúpulo”, explicou Filipe Macieira, um dos fundadores da marca à Time Out.

A aposta neste produto, que para já será comercializado apenas com a Letra D – uma Red Ale com um ligeiro sabor a caramelo e um amargor frutado –, tem outras vantagens. “Há ainda a questão do transporte, já que o alumínio, 100% reciclável (também tivemos isso em conta), é mais leve. E depois vem aí o Verão. As pessoas podem levar as latas para a praia ou para alguns espaços onde não é permitido o vidro”, diz, acrescentando que a utilização deste material permite que a cerveja se mantenha fresca durante mais tempo.

E porquê agora? “Porque queríamos ser os primeiros a lançar uma cerveja artesanal em lata em Portugal. Isto já é uma tendência nos EUA e em Inglaterra”. Se quiser prová-la em primeira mão, apareça em Vila Verde. Depois de uma “apresentação mais institucional”, diz Macieira, há uma degustação e harmonização com petiscos, e a possibilidade de levar cerveja gratuita para casa se participar nos passatempos. A partir das 22.00 há ainda um concerto da vimaranense Mathilda.

A Letra D em lata poderá ser encontrada, depois de dia 20, na Letraria - Craft Beer Garden e em algumas lojas especializados, como a Catraio Craft Beer Shop. O preço deverá rondar os 3€ e os 3,50€.

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