[title]
Se esta segunda-feira, dia 13 de Janeiro, for almoçar ou jantar a um restaurante e quiser comer a clássica sobremesa Romeu e Julieta, feita com queijo e marmelada, não se admire se no menu encontrar escrito Simão e Teresa. A Livraria Lello, que celebra 119 anos neste dia, desafiou vários restaurantes a rebaptizarem esta sobremesa nos seus menus, numa referência aos protagonistas de Amor de Perdição, obra-prima de Camilo Castelo Branco, cujo bicentenário do seu nascimento se assinala este ano.
O desafio foi proposto à Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) e vários restaurantes aderiram a esta mudança nos seus menus ao longo desta segunda-feira, desde O Gaveto ao Ernesto, Rogério do Redondo, Cafeína, Terra, Porta Rossa, Lucrécia e Casa Vasco. “Tal como Romeu e Julieta, Amor de Perdição narra um amor proibido e trágico que desafia as imposições sociais, elevando o amor à condição de acto de resistência e coragem”, refere a Lello em nota de imprensa.
Outra das novidades para esta segunda-feira é que ao longo do dia e até às 18.00, a livraria está de portas abertas com entrada gratuita para todos os que a quiserem visitar.
“Este aniversário assinala o arranque de um ano temático dedicado ao amor — uma força transformadora e essencial para enfrentar os desafios do presente. Ao longo de 2025, o amor será explorado nas suas diferentes vertentes, começando pelo amor romântico, inspirado pelo bicentenário de Camilo Castelo Branco e pela sua obra-prima Amor de Perdição. Com esta acção particular quisemos usar a gastronomia como uma ponte para aproximar o público da literatura e das artes, mostrando que a cultura portuguesa é feita de sabores e histórias que atravessam gerações”, sublinha ainda Aurora Pedro Pinto, administradora da Livraria Lello, citada na mesma nota.
+ No Batalha, a retrospectiva dedicada a Almodóvar começa entre Paredes
+ Festival Porta-Jazz regressa ao Teatro Rivoli no final de Janeiro