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Não é segredo para ninguém que 2022 está a ser um ano complicado para a Netflix. O número de subscritores caiu, e, com eles, também o preço das acções da empresa esteve em queda. Um dos planos da plataforma de streaming para dar a volta por cima acaba de ser confirmado: a Netflix vai lançar um novo modelo de subscrição dentro da plataforma, com anúncios incluídos.
“Estamos a adicionar um modelo com anúncios para pessoas que dizem querer um preço mais baixo e estar dispostas a assistir a anúncios para isso”, anunciou o co-CEO Ted Sarandos na conferência de publicidade Cannes Lions. “Mas não estamos a adicionar anúncios à Netflix como a conhecemos hoje”, esclareceu.
Então, o que significa isto para si, o já assinante da Netflix? Não muito, à superfície, embora lhe ofereça a opção de pagar menos para assistir às suas séries e filmes favoritos com anúncios.
Muitos assinantes de streaming já estão acostumados a este modelo noutros países. Nos EUA, a HBO Max já tem um modelo de subscrição com anúncios e o Disney+ terá também o seu em breve. Por isso, mesmo representando uma mudança do ethos original sem publicidade da Netflix, trata-se de uma solução cada vez mais comum.
Não há, ainda, informações concretas sobre como vai ser este modelo de anúncios da Netflix, mas o equivalente da HBO Max nos EUA tem um custo de 9,99 dólares (o plano sem anúncios custa 14,99). Já o Disney+ vai lançar o seu modelo de subscrição com anúncios ainda este ano, nos Estados Unidos, e garante não mais do que quatro minutos de publicidade por cada hora de conteúdos – e promete não bombardear os jovens com anúncios nos perfis kid-friendly.
É provável que a Netflix adopte uma abordagem semelhante, para que ninguém seja bombardeado com intervalos publicitários no meio de um episódio emocionante de Squid Game ou outra série.