[title]
Se o Gerês já é um dos sítios mais bonitos do país em qualquer estação do ano, nesta altura parece um reino mágico de gelo e neve. Na última semana do ano, o Parque Nacional da Peneda-Gerês acordou com um manto branco nos pontos mais elevados das suas serras.
Em Castro Laboreiro, uma vila a mais de 1000 metros de altitude em Melgaço, a neve regressou durante a madrugada de segunda-feira e promete continuar a cair na paisagem castreja. O município anunciou que as vias estão transitáveis, mas a Protecção Civil alerta para o máximo cuidado devido à formação de gelo, principalmente nas zonas mais sombrias e mais altas.
A entrada em 2021 vai ficar marcada pelo tempo frio, prevendo-se precipitação em regime de aguaceiros, que serão de neve acima de 800/1000 metros de altitude nas serras do Norte e Centro de Portugal continental. Segundo o IPMA, estas previsões, que se mantêm pelo menos até ao primeiro dia do novo ano, devem-se à acção conjunta de um anticiclone localizado a noroeste do arquipélago dos Açores e à depressão Bella.
+ A neve chegou aos pontos mais altos do distrito do Porto
+ Aldeias, as pequenas maravilhas do Minho
+ O novo miradouro do Gerês é só para corajosos
+ Leia aqui a edição gratuita da Time Out Portugal desta semana