[title]
Foram atribuídos este domingo os prémios da Academia Britânica das Artes de Cinema e Televisão (BAFTA), poucas semanas antes da aguardadíssima cerimónia dos Óscares, onde grande parte dos filmes premiados na cerimónia britânica estão também no rol de nomeados à estatueta dourada. Nos BAFTA, o grande vencedor foi o filme alemão da Netflix A Oeste Nada de Novo, que num total de 14 nomeações venceu sete: Filme, Realização, Filme Não Falado em Inglês, Argumento Adaptado, Fotografia, Banda-Sonora e Som.
O que deixou espaço para outras produções se destacarem, por exemplo, na prestação do elenco, como foi o caso de Os Espíritos de Inisherin que além dos BAFTA para Argumento Original e Filme Britânico, arrecadou os prémios dos actores secundários, atribuídos a Barry Keoghan e Kerry Condon. Elvis levou para Graceland os galardões de Guarda-Roupa e Maquilhagem e Cabelos, mas também de Elenco e de Actor, que foi parar às mãos de Austin Butler.
Por outro lado, Tár, filme de Todd Field que chegou à cerimónia com cinco nomeações, saiu com apenas uma vitória, embora importante, atribuída a Cate Blanchet. É a quarta vez que a australiana é considerada a melhor actriz do ano na história dos BAFTA. Um dos filmes sensação de 2022 foi Tudo em Todo o Lado ao Mesmo Tempo, mas apesar das dez nomeações, grande parte nas principais categorias, venceu apenas na categoria Edição.
O prémio para Filme de Animação foi para Pinóquio de Guillermo del Toro, adaptação livre em stop motion da popular história do italiano Carlo Collodi, enquanto que nas curtas-metragens de animação se distinguiu O Menino, A Toupeira, a Raposa e o Cavalo (nesta categoria os BAFTA considerem apenas produções britânicas).
Conheça todos os vencedores na página oficial dos BAFTA.
+ A caminho dos Óscares, a curta portuguesa ‘Ice Merchants’ vai estrear nas salas