[title]
A partir de hoje vai poder deixar o seu Andante de papel em casa e descarregar a app "Anda". Para já, a aplicação só vai estar disponível para smartphones com o sistema operativo Android.
A aplicação, tal como foi anunciado em Janeiro, vai ter um modo de funcionamento semelhante ao do Andante. A app é válida em transportes da STCP, Metro do Porto, em empresas de transportes privados que operam na linha do Andante, e nos comboios urbanos do Porto, e a única coisa que precisa de fazer é de validar antes de entrar.
Até aqui, tudo igual. A grande mudança está na forma como vai pagar as suas viagens. Ao usar a aplicação não paga imediatamente, mas sim através de uma conta mensal. O cálculo vai ser feito de modo a que o utilizador pague o mínimo possível tendo em conta as viagens que faz. Para explicar isto, em Janeiro, o ministro do Ambiente, João Matos, deu o exemplo de um utilizador que vá todos dias, durante um mês, ao Hospital de São João, verá, à semelhança do que já acontece nos passes mensais, um preço final com desconto.
O lançamento da "Anda" acontece hoje com uma cerimónia onde vão ser disponibilizados alguns telemóveis para testar a aplicação e que vai incluir viagens de comboio e de metro.
A aplicação foi criada pela TIP (Transportes Intermodais do Porto) com a colaboração da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e tem como objectivo simplificar e facilitar a utilização do sistema de transportes do Grande Porto e optimizar o tarifário mensal de cada cliente.
Na “Anda” também vai poder consultar o seu histórico de viagens e custos associados. Utilizar esta app é apenas uma opção, já que os títulos em papel vão continuar a estar disponíveis.
+ Metro vai circular durante toda a noite às sextas-feiras e sábados
+ Taxify chega ao Porto nas próximas semanas
+ O Comboio Histórico do Vouga vai entrar na linha novamente