[title]
Passe o próximo fim-de-semana a “uivar”, rodeado de traços arrojados e muita cor. Esta é a proposta da UIVO – Mostra de Ilustração da Maia, que inaugura a sua 14.ª edição nos dias 7 e 8 de Dezembro, com trabalhos de mais de 25 artistas, e uma novidade: pela primeira vez, o festival vai acolher um mercado de ilustração, onde vai poder encontrar muitas sugestões para rechear o sapatinho de alguém especial este Natal.
A UIVO 2024, que pretende “questionar os (novos) caminhos da ilustração”, vai ocupar as galerias do Fórum da Maia entre 7 de Dezembro e 23 de Fevereiro do próximo ano, mas também “terá eco no espaço público exterior” de forma a chegar a toda a comunidade. “Este é um evento cultural anual, dedicado à ilustração, que visa celebrar e promover o trabalho de ilustradores e artistas visuais nacionais e internacionais, proporcionando uma plataforma para a exibição de ilustração em diversos estilos e formatos, ao mesmo tempo que fomenta o pensamento sobre a ilustração contemporânea”, explica a organização em comunicado.
E é precisamente sobre esse assunto que a exposição “Imagens e Patologias(?)”, com curadoria de Cláudia Melo, se debruça este ano. “Esta mostra evoca a reflexão para o estado/condição da imagem contemporânea, revelando trabalhos nas categorias da ilustração analógica (com questionamentos sobre a necessidade de voltarmos ou não a esta) e a contraposição da imagem digital, da manipulação tecnológica e do uso crescente da inteligência artificial no processo criativo na busca de filtros e ferramentas digitais para conseguir a 'imagem perfeita'”, adiantam.
Ana Biscaia, André Carrilho, Cristina Viana, Margarida Olo, Gonçalo Viana, Henry Daubrez, Jess MacCormack, Mariana Neves, Oficina Arara ou Osmani são alguns dos muitos artistas convidados para a edição deste ano.
Oficinas criativas, um mercado, DJs e flash tattoos
A restante programação conta ainda com uma série de iniciativas que incluem oficinas criativas e uma mostra para o público de palmo e meio – o Uivinho –, além de ilustrações nas paredes exteriores do Fórum da Maia e de uma exposição pública com mais de 100 ilustrações que se espalhará por toda a cidade, como “Um Uivo que Contagia”.
A inauguração do evento arranca no sábado às 18.00, com a abertura oficial do Mercado da Ilustração onde vai poder encontrar criações de diversos artistas, ilustradores e editores à venda. Catarina Gomes, Eva Evita, Helena Rocio Janeiro, Oficina Arara, R. Gritto, IPCA, Cristina Viana e Bárbara R. são alguns dos ilustradores que estarão representados pelos seus trabalhos. Quanto às editoras, por lá vai encontrar também a Truz-Truz, a Ibook (Kalandraka, Penguin Random House, Planeta Tangerina, Leya, Editorial Caminho), a Livros Horizonte ou a Chili Com Carne.
Mas não é tudo. Se tiver coragem, tatue na pele uma bonita ilustração, ao som dos DJs que vão estar a actuar no evento. Durante o fim-de-semana, a UIVO acolherá o projecto “Tatuava-te se Uivasses”, um estúdio de flash tattoos com um catálogo com mais de 700 desenhos de Cristina Viana e de outros artistas.
A exposição “Imagens e Patologias (?)” pode ser visitada entre 7 de Dezembro e 23 de Fevereiro nas Galerias do Fórum da Maia, de terça-feira a domingo entre as 10.00 e as 22.00. Já o mercado de ilustração está aberto no dia 7 de Dezembro entre as 15.30 e as 22h00; e no dia 8, das 10.00 às 22.00. Todas as actividades são de entrada livre.
+ 'Tenho Um Papel Para Ti'. O espectáculo onde os actores não sabem o papel. De propósito
+ Imanol, olé. Há nova cozinha basca no centro histórico do Porto