Notícias

Agitam-se “Velas” ao vento na nova fachada do ViaCatarina

A obra recebeu um prémio no valor de 25 mil euros e inspirou-se nos barcos rabelos, “ícones da região”.

"Velas" na fachada do ViaCatarina, do Colectivo EX FIGURA
©DR"Velas" na fachada do ViaCatarina, do Colectivo EX FIGURA
Publicidade

Há poucas fachadas no Porto que gostem tanto de se engalanar como a do ViaCatarina Shopping, na rua de Santa Catarina. E ainda bem. Um pouco de arte pública sempre vai animando o campo de visão de quem por lá passa todos os dias – que ainda são, diga-se, uns bons milhares. Desta vez, é a obra “Velas”, do colectivo EX FIGURA, que embeleza a fachada daquele que foi em tempos o edifício do jornal portuense O Primeiro de Janeiro, que ali se instalou em finais do século XIX.

Segundo Barbara Stallone e Francisco Silva, fundadores deste colectivo que combina diferentes competências – como arte, arquitectura, design, cinema e música, para criar os seus projectos –, “Velas” foi inspirada nos barcos rabelos que cruzam as águas do Douro, “ícones da região”. O projecto foi o vencedor da sétima edição do concurso de arte pública VIArtes, promovido pelo ViaCatarina Shopping, que acontece desde 2014, e que nasceu com o objectivo de “reforçar o apoio à criação artística”.

A obra, que se destacou das demais candidaturas nacionais e internacionais, recebeu um prémio no valor de 25 mil euros e é especial porque as tiras de tecido instaladas na fachada estão em constante movimento e o “tecido, ligeiramente transparente, proporciona uma ilusão de indefinição, ao reflectir as cores do céu, durante o dia, e ao brilhar com as luzes da rua, à noite”, pode ler-se no o site porto.pt. Também os artistas têm uma palavra a dizer: “Este carácter de movimento transmitido pela obra inspira cada pessoa a vê-lo sempre de uma perspectiva singular”. A instalação poderá ser admirada (e fotografada) até Outubro.

As obras vencedoras de outras edições

ViaCatarina
© DR318 balões instalados pela 560 Architects
ViaCatarina Shopping
© DR“O Caminho Menos Percorrido”, de Paulo Ramunni

+ Neonia: neste novo museu interactivo vive um Porto alternativo

+ Wagwan: estas sapatilhas foram feitas para rolar pela cidade

Últimas notícias

    Publicidade