[title]
Em linha recta, da Madeira ao Brasil distam cerca de cinco mil quilómetros. Mas esta sexta-feira, dia 21 de Fevereiro, essa distância fica mais curta e o oceano pelo meio até vai parecer ter-se esvaziado um pouco. A chef Angélica Salvador, ao leme do restaurante InDiferente, convidou Octávio Freitas, chef executivo do Desarma, na Madeira, para um regresso aos jantares a quatro mãos. Será no fine dining da Foz, ao qual foi atribuída a distinção Bib Gourmand do Guia Michelin, que a chef irá reinterpretar e misturar a cozinha portuguesa com as suas origens brasileiras. Já Octávio, em representação do Desarma, um dos mais recentes estrelas Michelin do país, não só traz ao Porto a cozinha típica da ilha, como também alguns dos seus vinhos produzidos na Calheta.
“Considerado um dos mais criativos chefs da sua geração, continua a manter vivo o interesse pela formação, novas técnicas e pela ampliação e partilha de conhecimentos. É apaixonado por tudo o que vem da terra e tem uma visão curiosa sobre os produtos tradicionais e utilização na sua cozinha dedicando-se a hortas biológicas, a pesquisar e a estudar ingredientes típicos madeirenses”, avança a nota enviada à imprensa sobre o chef, acrescentando que o seu primeiro vinho, o Galatrixa, foi produzido a partir de vinhas plantadas na sua propriedade.
Quanto a Angélica, “brasileira de berço, portuguesa de acolhimento”, tem vindo a destacar-se pela "hospitalidade, experiência e raízes brasileiras na cozinha portuguesa, oferecendo aos clientes um menu de novas descobertas”.

Assim, o menu para esta sexta-feira será composto por oito momentos, criados alternadamente entre os dois chefs. Octávio Freitas dá início à refeição com uma espetada da Madeira acompanhada de atum curado com louro e, depois, segue-se a feijoada à brasileira com laranja e couve mineira de Angélica. Ao longo do jantar serão servidos pratos como uvas fumadas com queijo de cabra e pickles de beterraba (também presentes na carta do Desarma); lírio com dashi, maracujá e wasabi; cherne e texturas de funcho; e ainda lula com ervilha-lágrima, manteiga noisette e trufa preta.
O prato de carne fica a cargo de Octávio, que irá cozinhar pombo com eucalipto, cereais e aveia. E Angélica ficará responsável pela sobremesa, que será composta por banana, amendoim, caramelo e queijo Terrincho. O menu será acompanhado pelos vinhos Galatrixa, Cagarra e Massaroco, com a assinatura da Octávio Freitas Winery. O jantar custa 140€ por pessoa e as reservas devem ser feitas através de indiferentereservas@gmail.com.
+ BiblioLED. Plataforma de empréstimos de livros digitais já está disponível no Porto