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De um pequeno atelier na Avenida dos Aliados, à porta fechada, a Menez cresceu, mudou-se e ganhou a sua primeira loja própria. A marca de design floral criada por Beatriz Ribeiro mora desde Setembro na Rua do Rosário, próxima a outros projectos culturais da zona, como o Centro Comercial Bombarda ou a nova galeria Cor Própria, e quer ajudar a descomplicar a experiência de uma ida à florista e oferecer a curadoria certa de flores frescas.
Este foi, para a designer, o momento certo para iniciar um novo capítulo na história da marca, que já vinha sentindo “uma grande procura da tradução do universo online para um sítio físico, para o dia-a-dia das pessoas”. “Ainda por cima, com uma prática tão plástica, de trabalhar as flores e tudo mais, achamos mesmo que este era o próximo passo a dar”, diz Beatriz à Time Out.
O espaço reimagina o que é uma florista dos dias de hoje. Na zona da entrada, a ilha central é a jóia da coroa e tem expostas as flores frescas, que mudam semanalmente, sendo que os clientes podem optar por comprar um arranjo completo, do tamanho que preferirem, ou comprar as espécies individualmente. "É possível fazer a combinação que o cliente quiser, com a quantidade de flores que pretende. Essa é a grande vantagem de ter o espaço físico”, acrescenta Beatriz.
Ao lado, salta à vista uma estante de metal com objectos de decoração feitos por vários artistas, desde peças de cerâmicas a velas e cestos. Há ainda, à vista de todos, um balcão com uma pia onde se preparam os arranjos e ao fundo um espaço amplo com uma mesa onde, no futuro, serão realizados workshops, com a programação a ser anunciada em breve.
A celebração das flores
Há menu com as flores disponíveis na semana e o preço correspondente a cada uma – contabilizado "ao pé". Por exemplo, gerberas (2,30€), dahlias (2,30€), delphiniums (5€) e eyngiums (2,60€), enumera Beatriz enquanto mostra o cardápio. Um dos principais objetivos é descomplicar o processo de compra numa florista.
“Quando ainda não tinha a Menez, do ponto de vista do cliente, achava que a compra numa florista era um pouco complicada: os preços não estão em lado nenhum ou, quando existem, estão mais desorganizados. Às vezes só quero levar alguma coisa para ter em casa, porque não há melhor sensação do que ter flores frescas em casa. Quis descomplicar, ter os preços na mesa para que possam fazer o que desejam com as flores que escolhem”, sublinha.
A Menez nasceu em 2022, dedicada a arranjos florais, tanto para clientes particulares, como para eventos, marcas e cenários. A ideia surgiu da mente de Beatriz Ribeiro, que trabalhava como set designer na área da moda e em eventos e, sempre que podia, usava flores nos seus projectos profissionais O amor floral falou mais alto e a designer decidiu explorar este universo e encarar um novo desafio.
Um dos aspectos que distinguem este negócio das floristas mais convencionais é o trabalho de curadoria das flores frescas: “Muitas vezes há flores mundanas, como por exemplo as gerberas, que são consideradas mais tradicionais, mas que têm algumas variações que chamam à atenção, são mais bonitas. É por aí que queremos sempre ir, com um modo mais invulgar”.
Até porque, acrescenta a fundadora, é preciso começar a olhar mais para as flores como uma forma de celebração e não apenas com o tão português “hábito da flor fúnebre”. “O público da Menez é sempre de celebração. É para dar a alguém porque aconteceu alguma coisa boa ou especial ou porque se quer celebrar algo. Acho isto muito especial e adoro fazer parte disso”, sublinha.
Apesar da abertura de uma loja física, a Menez continua a fazer encomendas online, tendo disponíveis cinco tamanhos de arranjos, com um preço de entrada de 40€ e a opção de entrega ou levantamento em loja física.
Rua do Rosário, 44 (Porto). Qua-Sáb, 11.00-19.00.
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