[title]
A Associação dos Amigos do Coliseu, proprietária do Coliseu Porto, reuniu na segunda-feira em assembleia extraordinária para aprovar o contrato com a Ageas. A seguradora vai avançar com um financiamento de 900 mil euros nos próximos três anos com possibilidade de renovação por igual período e valor.
Assim, durante esse período de tempo, a sala de espectáculos vai ganhar um novo nome comercial: “Coliseu Porto Ageas”. Além disso a marca vai ter publicidade no edifício e tornar-se a principal patrocinadora.
A cerimónia de assinatura que irá formalizar esta parceria está agendada para dia 12 de Abril, quinta-feira, às 18.30.
Nesta assembleia geral também foi aprovado o início das negociações com a Câmara Municipal de modo a encontrar um modelo jurídico que permita à autarquia realizar obras no edifício e a manutenção dos seus equipamentos.
Já em conferência de imprensa, no dia 28 de Março, Rui Moreira apresentou o modelo que considera mais adequado e que mantém a Associação Amigos do Coliseu como proprietária, mas dá à autarquia – através da ainda por criar Empresa Municipal de Cultura do Porto (EMCP) – a titularidade para fazer "as obras em causa e a manutenção das equipas que lá trabalhem". A EMCP foi chumbada pelo Tribunal de Contas, mas a autarquia já recorreu da decisão.
A intervenção, que está orçada em seis milhões de euros, tem como objectivo fazer obras na torre, substituir a cobertura, renovar as infra-estruturas de apoio e recuperar uma parte dos revestimentos interiores. Este valor a Associação Amigos do Coliseu, uma associação sem fins lucrativos, não consegue suportar com fundos próprios e por isso precisa que alguns dos seus maiores parceiros, como a Ageas e a Câmara Municipal, intervenham.
+ Coliseu do Porto perto de ter um novo nome e obras de reabilitação
+ Obras no Mercado do Bolhão começam em Maio
+ Antiga Fábrica de Cerâmica e Fundição das Devesas vai ser transformada em museu