Notícias

Atenção, artistas: o Mural Colectivo da Restauração procura uma nova vida

A open call para a nova arte do mural da Rua da Restauração decorre até 18 de Outubro. Este ano, o preto e o branco foram as cores seleccionadas.

Ana Catarina Peixoto
Jornalista, Porto
Mural de Tiago de Carvalho (Oaktree)
© DRMural de Tiago de Carvalho (Oaktree), 2022
Publicidade

A tradição é para cumprir e este ano não é excepção. O Programa de Arte Urbana do Porto volta a desafiar a comunidade criativa a dar uma nova vida ao Mural Colectivo da Restauração, um mural efémero situado nesta artéria do Porto, através de uma open call para serem executadas novas obras de arte. Este ano, o preto e o branco foram as cores seleccionadas.

A open call decorre até ao dia 18 de Outubro e destina-se a artistas com residência em território nacional, que devem apresentar até duas propostas de intervenção para este mural, sendo essas propostas "inéditas, originais e da autoria exclusiva do concorrente, com tema de intervenção livre”, refere a Câmara do Porto.

No total, são 14 módulos de sustentação dos Jardins do Palácio de Cristal, estendidos ao longo de 70 metros da Rua da Restauração. Em cada fase, o mural recebe novas obras de sete artistas/colectivos seleccionados por um júri especializado, formado por representantes da cena artística urbana do Porto. As obras escolhidas terão de ser executadas entre 5 e 15 de Novembro e permanecem no local durante um ano. 

No ano passado, o violeta foi a cor central e o mural contou com a intervenção de artistas como Mura, ЗЭТВИНС, Ra.so.al & Telma Pinto, Teresa Vieira, Joana Hoje e Theritch. As propostas para este ano, refere a autarquia, devem ser enviadas até às 23h59 do dia 18 de Outubro e o regulamento do concurso já está disponível online. 

O Programa de Arte Urbana é dinamizado desde 2014 pelo Município do Porto, através da empresa municipal Ágora, com o objectivo de "contribuir para a divulgação e sensibilização da produção criativa da arte urbana, incentivando a sua prática num enquadramento institucional autorizado".

+ Os bairros mais cool do mundo

+ O Porto foi eleito como a “melhor cidade culinária emergente da Europa"

Últimas notícias

    Publicidade