Notícias

Atenção, vizinhos: há animação gratuita em jardins e parques do Porto

Entre 14 de Julho e 25 de Agosto, o programa Vizinhanças vai trazer, todos os domingos, animação gratuita a espaços públicos da cidade.

Ana Catarina Peixoto
Jornalista, Porto
Jardim Sarah Afonso - Vizinhanças
Guilherme Costa Oliveira/CMPJardim Sarah Afonso - Vizinhanças
Publicidade

Durante sete domingos seguidos não vai faltar festa para os vizinhos (e novos visitantes) das sete freguesias do Porto. O programa municipal Vizinhanças está de volta com propostas de animação gratuita em parques e jardins da cidade, entre 14 de Julho e 25 de Agosto. Há oficinas, jogos, actividades desportivas, sessões de contos, ilusionismo, teatro e muita música, com destaque para nomes como o maliano Samba Touré ou o português Noiserv. 

No total, são sete os cenários escolhidos para a terceira edição deste ciclo, um em cada freguesia da cidade: Jardim de Arca D’Água, Jardim de São Lázaro, Parque de São Roque, Jardim de Sarah Afonso, Jardim do Calém, Alameda das Fontainhas e Jardim do Passeio Alegre. Os vizinhos convidados para estas actividades de acesso livre não são apenas quem vive nas imediações dos locais, mas também frequentadores habituais e novos visitantes.

“À volta de um programa de actividades [que decorre sempre entre as 10.00 e as 19.00] pensado para todas as idades, convocam-se todos os vizinhos de um determinado jardim ou parque da cidade (e até de mais longe!) para partilharem histórias, oficinas, danças, músicas e muita animação”, refere a organização do Vizinhanças em nota de imprensa. 

Da música ao desporto, o que vai acontecer em cada local?

O ciclo começa a 14 de Julho no Jardim de Arca D’Água, onde estão agendadas várias actividades, entre elas, uma oficina para aprender a fazer papagaios com o mestre Luciano Britto (que vai realizar-se também em todos os outros locais); jogos tradicionais e uma actividade de karaté (todos a começarem às 10.00). Conte ainda com uma oficina para trabalhar o carvão (15.00) e com um concerto dos portuenses Oliveira Trio, às 18.00.

No domingo seguinte, dia 21 de Julho, as actividades realizam-se no Jardim de São Lázaro. Lá irão decorrer também várias oficinas, jogos, aulas de esgrima (10.00), um atelier sobre circo (15.00) e, para acompanhar o pôr-do-sol, um concerto de música ao vivo de Samba Touré (18.00), que vai apresentar Baarakelaw, um álbum que mistura música tradicional, blues-rock e elementos psicadélicos.

O ciclo segue, depois, para o Parque de São Roque, no dia 28 de Julho, que também receberá oficinas, jogos tradicionais e actuações de capoeira da Escola de Capoeira Abadá Porto às 10.00; uma hora do conto com Pássaros e Liberdade (O Protesto), às 11.00; e, às 17.00, um espectáculo de circo contemporâneo de Carmin, Coração nas Mãos. Para terminar o dia em grande, há concerto do músico português Noiserv, às 18.00.

A 4 de Agosto, o programa chega ao Jardim Sarah Afonso, onde se destacam actividades como tiro ao arco (10.00), uma oficina para aprender a criar uma pequena horta em casa (15.00), uma performance de circo (16.00) e a performance PISCO, uma criação de Patrícia Lestre, com Chico Bastos, Jorge de Carvalho, Pedro Matos e Sónia Sobral, que alia a música à expressão, com o objectivo de promover a música enquanto ferramenta para a saúde e bem-estar (18.00).

No Jardim do Calém, a 11 de Agosto, há uma aula de remo às 10.00, para ficar a saber mais sobre esta modalidade; uma oficina para aprender a tocar adufe, às 14.00; e muita música, com a actuação das CRUA — seis mulheres que se encontram para cantar o repertório tradicional ibérico, com recurso à voz e à inclusão de instrumentos como o adufe; — e uma roda de samba de Angelo B (17.30), que promete um conjunto de clássicos dos maiores mestres do samba da velha guarda, como Martinho da Vila ou Vinicius de Moraes.

A 18 de Agosto a festa faz-se na Alameda das Fontainhas. Destaque para o street basket (10.00), para a actuação da dupla portuense Gaztween (15.00) e para os Tigre, um duo composto por Grilo e Inês Campos, que cria uma sonoridade e performances cinematográficas baseadas na poesia e no storytelling (16.00). Haverá também teatro, com a peça sem diálogos Somente (17.00). E às 18.00 actuam os Down the River, banda composta por Rike, Gabriel, Andrade e Kas, que vão apresentar temas que farão parte do seu primeiro EP de originais.

O último dia do Vizinhanças acontece a 25 de Agosto no Jardim do Passeio Alegre. A Companhia Quinta Oficina traz o espectáculo itinerante Histórias a Pedais (15.00), e da parte da tarde há muita música, com o Piquenique Filarmónico, Banda Marcial da Foz do Douro e Banda Musical Leverense (15.00); um espectáculo de K-pop com cinco grupos de versões da cidade do Porto e arredores (17.00); e ainda Ragas e Ritmos da Índia, com Zariya (18.00).

O programa completo e detalhado do ciclo Vizinhanças pode ser consultado aqui.

+ Hotel Infante Sagres renovado e com inspiração nos Descobrimentos Portugueses

+ Chefs on Fire em Aveiro. Saiba quem são os chefs convidados e o que vão estar a cozinhar

Últimas notícias

    Publicidade