Notícias

BiblioLED. Plataforma de empréstimos de livros digitais já está disponível no Porto

Novo serviço de leitura digital de e-books e audio-livros está disponível desde esta segunda-feira na Área Metropolitana do Porto.

Ana Catarina Peixoto
Escrito por
Ana Catarina Peixoto
Jornalista, Porto
E-book
Perfecto Capucine / Unsplash
Publicidade

Depois de ter arrancado em várias partes do país, a BiblioLED chegou esta segunda-feira à Área Metropolitana do Porto. Os leitores inscritos nas bibliotecas municipais já podem, assim, aceder a este novo serviço de leitura digital, que permite empréstimos gratuitos de uma vasta colecção de livros electrónicos (e-books) e audio-livros das respectivas bibliotecas.

A BiblioLED é constituída pelas 445 bibliotecas que integram a Rede Nacional de Bibliotecas Públicas (RNBP) e, segundo a Direcção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, que administra este serviço, o objectivo é “promover a leitura, melhorar a qualidade dos serviços prestados pelas bibliotecas municipais, reforçar a literacia digital e ampliar o acesso gratuito a livros digitais e audiolivros”. 

Como funciona?

Para acederem à plataforma da BiblioLED, os utilizadores têm de estar inscritos numa das bibliotecas municipais aderentes, criar uma conta na nova plataforma e aceder ao catálogo digital através da página ou da aplicação móvel, podendo ler e ouvir os conteúdos online ou offline. É permitido, em simultâneo, o empréstimo de dois livros digitais e de um audio-livro.

No total, há 1500 livros disponíveis em todas as bibliotecas e cada um deles, tal como acontece nos empréstimos físicos, só pode ser requisitado por uma pessoa de cada vez, ao longo de um período de 21 dias. Caso esteja indeciso sobre a requisição de um determinado livro, o serviço permite ainda pré-visualizar a obra e aceder a alguns excertos. Também é possível reservar uma obra que não esteja disponível e o utilizador será notificado por email quando esta já puder ser requisitada.  

“A BiblioLED não pretende ser uma biblioteca digital universal, mas antes disponibilizar uma selecção de livros digitais e audio-livros, proporcionando boas experiências de leitura aos diferentes segmentos de público”, refere a plataforma. Além do acesso permanente à colecção nacional, os utilizadores têm ainda 25 colecções regionais de acesso exclusivo, geridas pelas Redes Intermunicipais e Metropolitana, com uma oferta que varia de livros de autores clássicos a contemporâneos.

O serviço está acessível 24 horas por dia, todos os dias, através de smartphones, tablets, leitores online e e-readers, a partir de qualquer lugar, sendo possível "ajustar o modo de leitura para maior conforto, modificando o tipo e o tamanho da letra, o espaçamento entre linhas e a cor do fundo".

+ Em Fevereiro, há mais de 4 mil vinhos no Palácio da Bolsa

+ ‘Porto de Arquitectura’ traz seis visitas grátis a edifícios marcantes da cidade

Últimas notícias
    Publicidade