[title]
Opções vegan e vegetarianas, pão de massa azeda, hummus, café de especialidade, granola, compotas e bolachas caseiras são algumas das coisas que encontra na carta da Bonina, a nova cafetaria saudável da Invicta. O espaço na Rua Mouzinho da Silveira, instalado no edifício da Federação das Associações Juvenis do Porto, abriu em Fevereiro pelas mãos de Adriana Andrade de Assunção que, depois de anos a trabalhar em design, resolveu seguir outra das suas paixões, a restauração. Tirou o curso na escola de hotelaria do Porto e, antes de se lançar a solo, trabalhou ainda em outros sítios bem conhecidos da cidade, como o restaurante Época e o café-bar Duas de Letra.
Nunca pensou em ter um projecto próprio na área, conta Adriana, mas quando a Federação decidiu colocar o seu antigo bar a concurso resolveu concorrer e a sua proposta acabou por vencer. Aqui é possível fazer uma refeição por menos de 5€. Sim, leu bem, o menu de almoço, que muda todas as semanas, dá-lhe direito a uma sopa, a um snack e a uma infusão, por apenas 4,50€. Sopa de batata-doce e coentros; focaccia com beringela em conserva, cenoura em pickle, creme de alho e verdes; e infusão de erva príncipe compõem uma das opções que já se serviram por estes lados.
Mas não pense que a Bonina é apenas um café. Segundo a proprietária, funciona também como espaço cultural. Volta e meia pode contar com concertos, eventos e workshops. Para não perder nada, o melhor é estar atento às redes sociais do espaço, mas adiantamos já que, em Abril, há um concerto de Ruben Mauro marcado para dia 16, a mesma data em que será inaugurada uma exposição de Flávio Rodrigues. Adriana quer ainda que a Bonina funcione como sala de estar, isto é, que não seja apenas um local de passagem, mas sim um sítio onde as pessoas vão para estar à vontade, tanto para conversar como para trabalhar.
+ Os 20 melhores restaurantes saudáveis no Porto