Notícias

Braga recebe a primeira exposição de Kim Gordon em Portugal

“Object of Projection” reúne uma série de instalações performáticas em vídeo da ex-Sonic Youth. De 18 de Janeiro a 5 de Abril, estará nas galerias do gnration e a entrada é gratuita.

Mariana Morais Pinheiro
Filipe Costa
Editado por
Mariana Morais Pinheiro
Escrito por:
Filipe Costa
Kim Gordon
Vice Cooler
Publicidade

O gnration, em Braga, vai receber a primeira exposição da cantora, compositora e artista visual Kim Gordon em Portugal. "Object of Projection" reúne uma série de instalações performáticas em vídeo da histórica baixista e vocalista dos Sonic Youth, incontornável instituição do rock alternativo do último século, e estará patente nas galerias da artéria criativa bracarense entre os dias 18 de Janeiro e 5 de Abril. 

Integrada no programa de cinema expandido da Braga 25 Capital Portuguesa da Cultura, “Object Of Projection” explora “temáticas relacionadas com a arquitectura, o palco, o corpo, o gesto e a desconstrução da sacralidade hierárquica do objecto”, pode ler-se num comunicado enviado à imprensa.

A exposição tem curadoria do compositor, artista e curador australiano Lawrence English, cabecilha da editora Room40, e coloca em retrospectiva os últimos dez anos da norte-americana. Durante esse período, a autora de "Girl In A Band", autobiografia publicada em 2015, expôs a sua arte em vários países e cidades dos Estados Unidos, formou os grupos de música experimental Glitterbust e Body/Head e protagonizou pequenos papeis em filmes e séries de televisão (memoráveis os cameos em Girls e Portlandia).

Em Novembro, Gordon apresentou-se no Capitólio, em Lisboa, para um espectáculo assente no seu mais recente trabalho a solo, “The Collective”. O álbum foi produzido por Justin Raisen, ligado a nomes como Yves Tumor, Charli XCX ou Drake, e está nomeado para o Grammy de Melhor Álbum de Música Alternativa. “Bye Bye”, um dos singles, está na corrida ao prémio de Melhor Performance de Música Alternativa.

“Object of Projection” é um dos destaques do programa expositivo da Braga 25, que inclui ainda criações de Paulo Mendes, Hilda de Paulo e Daniel Blaufuks (em parceria com o músico britânico Matthew Herbert). Em destaque no programa multidisciplinar da próxima Capital Portuguesa da Cultura estão também os espectáculos da pianista Maria João Pires e da fadista Mariza, bem como peças de teatro de Tiago Rodrigues e Marco Martins e uma intervenção arquitectónica do espanhol Manuel Bouzas. 

+ Mostra Estufa: há circo contemporâneo a crescer no Teatro Municipal do Porto

+ Palacete Severo, um bonito banho de história em pleno coração da cidade

Últimas notícias

    Publicidade