[title]
O brunch de hotel é uma prática cada vez mais comum e, chegando o domingo, não falta por onde escolher. Os hotéis e demais sítios de brunch têm agora de gladiar pela escolha do cliente, criando lugar para diferenciação. É essa, precisamente, a premissa do Broadway’s Brunch, no Four Points by Sheraton Matosinhos.
Parte integrante do Marriott Group, a vinda do Four Points para a cidade de Matosinhos, há dois anos, foi completamente intencional, conta-nos Tiago Duarte, general manager da casa. “Muita gente procura Matosinhos pela praia, claro, mas também para fugir da confusão do centro e pelo sentimento mais local da área”. Algo que se reflecte também na clientela do espaço — “metade são americanos, visto o grupo Marriott também o ser, mas a outra metade são portugueses, que vêm em viagens de trabalho ou passar uns dias em família”, acrescenta.
E que bom sítio para uma refeição familiar. Se procura a calma e a facilidade de um brunch ao domingo, mas as suas crianças precisam de animação e entretenimento constante, aqui não tem de se preocupar. Aos domingos, das 12.30 às 15.00, a sala de reuniões do hotel ganha uma vida diferente. Com a televisão sintonizada nos desenhos animados, batas vestidas, consola carregada e uma monitora dedicada unicamente ao cuidado das crianças, assim é o Kids Club do Four Points, pensado para divertir miúdos e descansar graúdos.
Imediatamente ao lado, no espaço de pequenos-almoços do hotel, há também muito entretenimento para os mais crescidos. Mal entramos, damos de caras com a estação de showcooking, onde o chef prepara cuidadosamente o prato do dia: bacalhau à Brás. “Tentamos sempre que os brunches tenham um tema. O de hoje é o Dia de Portugal, por isso, apostámos nas receitas e ingredientes nacionais”, revela-nos o director do hotel.
Mais para o fundo da sala, brilha uma mesa repleta de sobremesas feitas com frutas regionais. Entre o pudim de laranja do Algarve, as duas texturas de ananás dos Açores, a pavlova de cereja do Fundão, a panna cotta de ameixa de Elvas, o crumble de maçã de Portalegre, a tarte de pêssego de Setúbal e a pêra rocha cozida em Vinho do Porto há muito por onde escolher.
Mas comecemos pelo início. Na secção dos aperitivos não falta nada, há rissóis, bolinhas de queijo, quiche de peru, pataniscas de polvo, diversos queijos e palitos de cenoura com húmus. Ao lado, várias saladas: umas já feitas, outras desconstruídas, para elaborar a gosto. O resto da bancada é ocupada por frutas da época e por todo o tipo de elementos necessários à montagem de uma boa tigela de iogurte: cereais, sementes, frutos secos e compotas.
Depois, os clássicos da pesada, que não poderiam faltar. Há feijão cozido, tomate, ovos mexidos, bacon e salsichas. “E, se for preciso, o cliente pode pedir que sejam cozinhados de outra forma”, acrescenta Tiago. Além destes (e do especial do showcooking), há ainda dois pratos do dia: um de carne ou peixe e outro vegetariano. Com um menu marcadamente português, no dia em que provámos o Broadway’s Brunch serviam também carne de porco à alentejana e, como prato vegetariano, uma lasanha de legumes. Tudo antecipado por uma sopa de tomate, cuja receita vai variando de domingo para domingo.
Para meter as mãos na massa (literalmente)
A padaria e pastelaria, com dezenas de tipos de pão diferentes e vários bolos, não passam despercebidas e uma das grandes atracções do Broadway’s Brunch são os waffles DIY. Para quem estiver à procura de uma experiência mais personalizada, existe uma banca com várias massas e uma máquina de waffles à espera de os cozinhar. Para complementar, há vários doces, compotas e frutas. Experimente o de xarope de ácer com doce de leite e frutos vermelhos. Se não se estiver a sentir inspirado, há waffles já feitos e quentinhos, prontos a comer. Para empurrar, há água, limonada e sumo de laranja à discrição. Já o café, é cuidadosamente levado à mesa pelos funcionários.
Segundo Tiago Duarte, o Broadway’s Brunch funciona apenas ao domingo, "não só por ser familiar, mas também pelo esforço que toda a equipa coloca nele", de maneira a manterem a variedade e a qualidade. Por enquanto, assim continuará. Com a chegada do Verão, há promessas de exploração do espaço exterior e temáticas bem diferentes para as próximas edições do brunch do Four Points by Sheraton Matosinhos. O preço para adultos é 35€. As crianças dos 4 aos 12 pagam metade (com todas as diversões do Kids Club incluídas).
Rua Sousa Aroso 188 (Matosinhos). 22 976 7920. Dom 12.30-15.00.
+ Dois dias para jardinar. Festival Jardins Abertos estreia-se no Porto