[title]
Dois euros na época alta, que vai de 1 de Abril a 30 de Setembro, e um euro na época baixa, entre 1 de Outubro e 31 de Março, é o valor da “Taxa de Cidade de Vila Nova de Gaia", aprovada esta semana em reunião camarária. A data de entrada em vigor desta tarifa, que já foi aplicada nas dormidas de turistas no Porto, ainda não foi definida.
O dinheiro permitirá ao município investir, “por exemplo, em actividades relacionadas com o turismo ou no apoio que é dado aos turistas e na sua segurança, mas também na manutenção e reabilitação urbanística, territorial e patrimonial do espaço público", de acordo com as declarações de Eduardo Vítor Rodrigues, presidente da Câmara de Gaia, à agência Lusa.
O autarca acrescentou ainda que o crescimento do número de pessoas que visita a cidade "causa também alguns impactos menos positivos", como a pegada ecológica que é preciso reduzir.
Rodrigues reconhece, ainda assim, os “enormes benefícios para a economia”, proporcionados pelo crescimento do turismo no concelho e na região, e adianta que esta medida, que proporcionará um novo financiamento, é “um contributo importante", e irá melhorar a oferta e assegurar que se mantém aquilo de que se dispõe.
+ O Porto é a cidade europeia que mais vai lucrar com o turismo
+ 10 coisas que os turistas fazem e todos os portuenses deviam experimentar