Notícias

Câmara do Porto quer apoiar três companhias de teatro com 145 mil euros

Município vai levar à reunião do executivo a proposta de um apoio financeiro às companhias Palmilha Dentada, ASSéDIO Teatro e Circolando.

Ana Catarina Peixoto
Escrito por
Ana Catarina Peixoto
Jornalista, Porto
Teatro
Paolo Chiabrando / Unsplash
Publicidade

Depois de um pedido de ajuda, a Câmara Municipal do Porto anunciou que pretende apoiar financeiramente três companhias de teatro da cidade – a Palmilha Dentada, a ASSéDIO Teatro e a Circolando – com um total de 145 mil euros. A proposta vai ser discutida na próxima segunda-feira, dia 7 de Abril, na reunião do Executivo.

Duas destas estruturas, a Palmilha Dentada e a ASSéDIO, alertaram para o facto de não terem sido contempladas pelos apoios bianuais da Direcção-Geral das Artes (DGArtes) e, por isso, pediram ajuda à autarquia. O Executivo vai agora discutir a atribuição de um financiamento de 60 mil euros a cada uma destas duas entidades, de forma a apoiar a implementação dos respetivos planos de atividades. A proposta de apoio que vai ser discutida, acrescenta a autarquia, reconhece “a tradição de produção teatral na cidade, concorrendo estrategicamente para ampliar e qualificar a oferta cultural no município, de forma muito significativa”. 

O Teatro Palmilha Dentada foi criado em 2001 e tem-se dedicado à criação de espectáculos de teatro com textos originais, com o humor como principal linguagem, principalmente o absurdo e o de situação. Desde Novembro de 2022, O Lugar é a sua sala de espectáculos. Já a ASSéDIO Teatro, também com sede no Porto, nasceu em 1998 e "tem desenvolvido um dos mais consistentes trabalhos de criação teatral em Portugal em torno das dramaturgias contemporâneas".

Além destas duas companhias de teatro, o executivo vai ainda apoiar a Circolando, com um montante máximo de 25 mil euros, destinado à concretização do programa comemorativo dos 25 anos desta cooperativa cultural, com “uma programação activa e diversificada”. A cooperativa desenvolve, além de criações próprias, residências e programação, muitos projectos paralelos, como workshops, masterclasses e exercícios de criação.

+ Ainda lhe sobra espaço no corpinho? É que a Oporto Tattoo Convention está de regresso

+ Porto é a segunda melhor cidade da Europa para visitar a pé

Últimas notícias
    Publicidade