[title]
Com 138 quilómetros de extensão, o Caminho Português da Costa atravessa os municípios do Porto, Matosinhos, Maia, Vila do Conde, Póvoa de Varzim, Esposende, Viana do Castelo, Caminha, Vila Nova de Cerveira e Valença, em direcção a Santiago de Compostela. Em reconhecimento da sua importância histórica e cultural, o Governo publicou em Fevereiro a sua certificação.
A certificação do Caminho da Costa deve-se ao "elevado valor patrimonial dos traçados históricos do Porto e de Viana do Castelo", à "autenticidade e integridade do itinerário, densidade do património edificado e beleza paisagística da envolvente".
Este é o terceiro Caminho certificado, depois do Caminho Português de Santiago Interior e do Caminho Português de Santiago Central – Alentejo e Ribatejo. Este processo iniciado em 2019, com vista à certificação dos itinerários que constituem os Caminhos de Santiago em território nacional, visa a salvaguarda, valorização e promoção do Caminho Português de Santiago.
Os Caminhos de Santiago são percorridos por milhões de peregrinos desde o início do século IX, quando foi descoberto o sepulcro do apóstolo Santiago Maior em Santiago de Compostela, capital da Galiza, em Espanha. O Caminho da Costa ganhou maior visibilidade a partir do século XVIII, sendo utilizado pelas populações costeiras e pelos que desembarcavam nos portos marítimos.
+ Gerês vai ter 126 dias de caminhadas guiadas até Dezembro
+ Há novos passadiços no Minho para descobrir a Cascata do Fojo
+ Vêm aí caminhadas guiadas para descobrir as cascatas e os bosques encantados do Gerês