Notícias

Cantina de Ventozelo celebra apanha da azeitona com menu especial

O lombo de bacalhau com emulsão de azeite, acelgas e grão-de-bico é um dos destaques da ementa festiva, disponível até ao fim de Novembro.

Escrito por
Patrícia Santos
Ventozelo Hotel & Quinta
© DRVentozelo Hotel & Quinta
Publicidade

“Frutado, maduro, com picante e amargo bastante equilibrados, além de excelente fim de boca”. Assim é descrito, pelos autores, o Azeite Novo produzido no idílico Ventozelo Hotel & Quinta, que possui um dos maiores olivais contínuos do Douro. Com cerca de 20 hectares, grande parte deste é composto com oliveiras centenárias que se moldam nos socalcos da propriedade e dão origem às principais variedades autóctones da região, entre as quais se destacam verdeal, madural, negrinha de freixo, galega e cobrançosa. Esta diversidade de azeitonas, aliada aos distintos terroirs em que nascem, estão entre os principais responsáveis pela qualidade do blend que criam. 

Até ao final de Novembro, a celebração anual da apanha deste fruto, realizada por varejo manual, acontece à mesa da Cantina de Ventozelo, a casa onde, em tempos, eram servidas as refeições aos trabalhadores da herdade. A festa tem como protagonista um menu especial, cujo fio condutor é o chamado ouro líquido da quinta, localizada entre o Pinhão e Ervedosa do Douro, no concelho de São João da Pesqueira.

Ventozelo Hotel & Quinta
© DRVentozelo Hotel & Quinta

Para desenvolver a proposta gastronómica, o chef José Miguel Guedes inspirou-se nas típicas refeições que ocorriam nos lagares de azeite nesta época. O resultado foram pratos que vão da laranja azeitada à truta curada com escabeche de legumes; lombo de bacalhau com emulsão de azeite, acelgas e grão-de-bico; e mousse de chocolate com azeite e emulsão. Por 50€, um valor que inclui harmonização de vinhos, pode prová-los ao almoço e jantar, todos os sábados e domingos do mês de Novembro.

Durante este período, todos os clientes do restaurante, que tem como grande objectivo dar a conhecer a gastronomia local e as receitas características da região, podem degustar o Azeite Novo – que quase apetece beber –, servido no couvert. Este, com aroma e sabor a fruta verde, é servido em almotolias, as tradicionais vasilhas de alumínio. Se quiser levar uma garrafa para casa, procure-a na mercearia da herdade ou nas principais lojas gourmet do país, incluindo El Corte Inglés. Também estão disponíveis online.

Ventozelo Hotel & Quinta
© DRVentozelo Hotel & Quinta

Caso pretenda fazer render a viagem, que dura cerca de uma hora e cinquenta minutos a quem parte do Porto, saiba que tem a oportunidade de descobrir a rotina diária numa quinta do Douro e os trabalhos em curso nas diferentes alturas do ano. Pode, ainda, participar em provas de vinhos ou trilhar um (ou mais) dos sete percursos pensados para explorar os diferentes valores naturais. Não deixe de passar pelo Centro Interpretativo que, como o nome indica, convida a uma interpretação do território duriense, partindo da propriedade. Tudo exige marcação prévia.

Os viajantes que desejarem uma estadia mais duradoura podem instalar-se num dos quartos espalhados pelos vários edifícios da herdade, que foram reabilitados respeitando a sua raiz e estrutura original. Destaque para os balões que surgem na paisagem. Resultam da transformação dos antigos depósitos em betão, onde se costumava armazenar vinho, em suites espaçosas, acolhedoras e independentes. O nome peculiar deve-se ao formato esférico das habitações, que lhes dá um toque arquitectónico irreverente. Entre os destaques desta tipologia, está a clarabóia no topo de uma sala circular. O acesso a cada um dos balões é feito através de um alpendre privado em madeira, com vista sobre a vinha e o olival.

Enquanto isso, a Casa Grande é o espaço ideal para usufruir em grupo. Tem seis quartos duplos superiores – cada um com casa de banho privada –, dispostos em volta de um claustro central, biblioteca, salas de estar e de jantar e uma piscina privada.

Quinta de Ventozelo, São João da Pesqueira, Ervedosa do Douro. 25 424 9670/actividades@quintadeventozelo.pt. A partir de 155€/noite

+ Comida de conforto com vista para o rio Douro no Tenro by Digby

+ Gharb: as cozinhas portuguesa e árabe debaixo do mesmo tecto

Últimas notícias

    Publicidade