[title]
Poor Things, uma adaptação do premiado livro do escocês Alasdair Gray, estreia-se esta segunda-feira, no Festival Internacional de Cinema de Veneza – onde está nomeado para o Leão de Ouro. O elenco conta com vários actores conhecidos, como Emma Stone, Mark Ruffalo, Willem Dafoe, Rammy Youssef e Jerrod Carmichael, mas há um momento que será especial para o público português. A fadista Carminho foi convidada para fazer uma interpretação inédita de “O Quarto”.
O realizador é Yorgos Lanthimos, nomeado aos Óscares pelo seu trabalho nos filmes A Lagosta (pelo Argumento) e A Favorita (Realização e Filme), que dirige esta história sobre Bella Baxter (Emma Stone), uma jovem ressuscitada pelo Dr. Godwin Baxter, um cientista muito pouco ortodoxo – ecoando o romance Frankenstein, de Mary Shelley. Mas a curiosidade e o desejo de ter mais mundo, levam Bella a escapar, na companhia do advogado Duncan Wedderburn (Mark Ruffalo), começando uma turbulenta aventura de libertação. O argumento foi adaptado por Tony McNamara, que trabalhou com Lanthimos em A Favorita e também integrou a lista de nomeados ao Óscar.
A participação de Carminho acontece ao vivo no set de filmagens, onde a artista portuguesa partilha um momento com Emma Stone, enquanto canta e toca guitarra portuguesa. “Esta participação nasce de um convite que Yorgos Lanthimos me faz para uma pequena aparição a cantar o fado. Escolhemos juntos o tema que tem uma letra da minha autoria ["O Quarto"], para uma composição tradicional. Quando nos reunimos por Zoom, ele acabou por me desafiar a ser eu a tocar a guitarra portuguesa. Algo que me surpreendeu, mas, depois de muito trabalho, deixou-me imensamente feliz. A gravação foi feita ao vivo no set e foi muito emocionante. Na cena, canto e toco numa intensa troca de olhar com Emma Stone”, explica Carminho, citada pela sua agência, a Arruada.
A estreia no circuito comercial está marcada para 8 de Dezembro nos Estados Unidos, e para 12 de Janeiro de 2024 no Reino Unido, mas ainda não foi anunciada a data de estreia em Portugal.