[title]
João Pedro Coelho, de 25 anos, alcançou um novo marco na vasta experiência que já conta no mundo da gastronomia e restauração. O jovem português, natural de Ponte de Lima, conquistou o prémio Cozinheiro de Ouro da Suíça, o maior concurso de cozinha ao vivo deste país. Actualmente, João Pedro Coelho é sub-chef no Le Restaurant de l' Hôtel de Ville de Crissier, restaurante suíço galardoado com três estrelas Michelin.
“É um prémio que representa muito. É o maior concurso de cozinha na Suíça e dos maiores que existe no mundo. É dos mais importantes para quem está no mundo da gastronomia. Ganhar representa muito, devido à quantidade de trabalho que desenvolvi. Chegar ao topo de alguma coisa tem um significado enorme”, referiu em declarações à agência Lusa, depois de ter vencido o galardão na noite desta segunda-feira.
Trabalhar no Restaurant de l' Hôtel de Ville de Crissier, perto de Lausanne (que além das três estrelas Michelin tem também a pontuação máxima no guia Gault & Millau e está no top de La Liste), foi sempre um objectivo para o jovem chef, uma vez que “representa um mundo de alta gastronomia” e um “estilo de cozinha clássica, com muito trabalho no prato, muita atenção ao detalhe e à precisão”, com os quais se diz identificar.
![](https://img.youtube.com/vi/FdKr6p160MY/sddefault.jpg)
João Pedro Coelho nasceu em Fornelos, no concelho de Ponte de Lima, e concluiu o curso de cozinha na Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Regional de Ponte de Lima. No seu currículo consta ainda um estágio no Antiqvvm de Vítor Matos, a passagem pela cozinha do Vidago Palace, a participação no concurso de cozinha da RTP Cook Off – Duelo de Sabores e ainda a vitória no concurso português Jovem Talento da Gastronomia, aos 17 anos.
As provas da gala do Cozinheiro de Ouro (Cuisinier d’Or/Goldener Koch) foram transmitidas ao vivo e decorreram no palco do Kursaal de Berna, com mais de cinco mil pessoas no local. Os cinco cozinheiros finalistas deste prémio estiveram cinco horas e meia a mostrar os seus dotes e cada um teve de preparar um prato de carne e outro de peixe. Em 2015, este mesmo prémio foi conquistado também pelo português Filipe Fonseca Pinheiro, chef no restaurante onde João Pedro também trabalha.
+ Roma e Montreal são os novos destinos com partida do Aeroporto Sá Carneiro
+ O Brusco tem um hambúrguer novo, que é de comer e chorar por mais