Notícias

Chefs on Fire em Aveiro. Saiba quem são os chefs convidados e o que vão estar a cozinhar

O festival gastronómico regressa a Aveiro este mês e conta com quatro chefs por dia e dois concertos.

Mariana Morais Pinheiro
Directora Adjunta, Porto
Chefs on Fire em Aveiro
JOAO VERSOS ROLDAOChefs on Fire em Aveiro
Publicidade

Depois do sucesso da edição do ano passado, seria uma pena que o fogo se extinguisse. Vai daí, o Chefs on Fire, um dos mais arrojados festivais gastronómicos do país, regressa a Aveiro no seu formato pop-up, depois de uma passagem por Santarém no início deste mês. A edição deste ano acontece nos próximos dias 19, 20 e 21 de Julho, à boleia do Festival dos Canais, evento multidisciplinar que junta música, dança, performance, instalação e circo contemporâneo, e que está integrado na programação da cidade como Capital Portuguesa da Cultura 2024. 

“No ano em que somos Capital Portuguesa da Cultura, quisemos que o Chefs on Fire voltasse a Aveiro, com essa marca tão forte da portugalidade, que é sentamo-nos à mesma mesa para saborearmos algumas das inúmeras iguarias do nosso país, como pretexto para termos um bom momento de convívio com a nossa família e com os nossos amigos”, disse o presidente da Câmara Municipal de Aveiro, Ribau Esteves, em nota enviada à imprensa.

Assim sendo, para esta segunda edição foram convidados 12 chefs que irão estar a preparar, no Parque Infante Dom Pedro e à volta de um firepit de 90 metros quadrados, menus cozinhados com fogo, fumo e lenha, em modo slow cooking. Cada menu diário será composto por quatro pratos: um de peixe, um de carne, um vegetariano e uma sobremesa. 

Comida autoral em quatro actos

No primeiro dia, Ricardo Casqueiro, do restaurante MA, em Coimbra, vai apresentar um prato de peixe com bonito fumado e grelhado. A carne ficará a cargo de Duarte Eira, do Salpoente, em Aveiro, que irá cozinhar um hambúrguer de Marinhoa, raça bovina portuguesa; e o prato vegetariano será da responsabilidade de Tiago Feio, do Tia Tia, no Porto, que traz ao evento um cogumelo Portobello com molho mojo rojo e citrinos. A sobremesa de citrinos, algas e chocolate branco terá a assinatura de Telmo Moutinho, da Ogi by Euskalduna, também da cidade invicta.

Chefs on Fire está de regresso a Aveiro
Pedro MostardinhaChefs on Fire está de regresso a Aveiro

No dia 20, o menu arranca com um prato de arroz do Baixo Mondego de peixe, coentros e limão, de Mónica Gomes, chef no restaurante Olaias, na Figueira da Foz, agraciado com a categoria Bib Gourmand no Guia Michelin. Segue-se a bun sanduíche de leitão com mexilhão, cebolinho e lima, do João Correia, do Rossio Gastrobar, em Lisboa; e ainda o prato vegetariano de Fernando Cardoso com beterraba, cebolas e mirtilos. É indispensável que guarde espaço para a waffle merengada de David Jesus, do restaurante vegetariano Seiva, em Leça da Palmeira.

Para o último dia está reservado o cabeça de cartaz, Diogo Formiga, chef do Encanto, em Lisboa, com uma estrela Michelin. Diogo vai encerrar o evento da melhor forma: com uma sobremesa composta por arroz-doce, amazake, amêndoa, mirtilo na brasa, chocolate branco de amêndoa e shiso. Mas antes disso, há boa comida para provar preparada por chefs de três afamados restaurantes portuenses. Ricardo Dias Ferreira, do Elemento e do Gastro by Elemento, vai cozinhar dourada grelhada com maionese de Bulhão Pato e pão paratha; Ana Leão, do Babel, vai atirar-se a um cachaço de porco grelhado com batata no fogo e salada de funcho; e Angélica Salvador, do IN Diferente (Bib Gourmand), irá cozinhar arroz frito com ovo fumado, iogurte grego e caju. 

Os almoços e os jantares nos três dias de Chefs on Fire serão acompanhados, ao almoço e ao jantar, de actuações de bandas e DJs. Yakuza e DJ Glue no dia 20, Monday e Moullinex GPU Panic a 21, e Rita Vian e Pedro Mafama a 22 vão estar por lá a animar o festival, que existe desde 2018, e tem também uma forte componente de sustentabilidade. O preço dos bilhetes é de 40€ e inclui os quatro pratos cozinhados no dia. Para as crianças dos 6 aos 12 anos há um bilhete especial que custa 20€ e dá direito a duas doses e uma bebida.

+ De Blind Zero a Sérgio Godinho, em Outubro serve-se Rock à Moda do Porto

+ As bobines de Vila do Conde são curtas mas boas

Últimas notícias

    Publicidade