[title]
Acaba de abrir, em plena Baixa, a Fábrica de Cervejas Portuense. O parto foi difícil (o edifício de 1500 metros quadrados esteve em obras mais de um ano) mas a inauguração aconteceu no final da semana passada. Com loja, bar, restaurante, laboratório e zona de produção, o projecto de Tiago Talone e Pedro Mota está, agora, de portas abertas à cidade.
1. As caldeiras em cobre são o coração da empresa
Atrás do balcão principal do bar, no piso térreo, estão duas enormes caldeiras de brassagem e ebulição vindas de um fornecedor alemão. É lá que se produz o mosto que, depois de fermentado, se transforma em cerveja.
2. Há duas novas cervejas Nortada
Criada em Abril de 2017, a marca Nortada tem cinco cervejas no mercado — Porto Lager, Vienna Lager, Brown Porter, India Pale Ale e Imperial Stout — mas acaba de lançar mais duas, a propósito da inauguração da FC Portuense: a Nortada Weiss Bier e a Nortada Dark Lager.
3. Pode ver a cerveja a ser feita
A produção da cerveja, da responsabilidade da mestre cervejeira Diana Canas, é feita no piso de baixo (apesar do espaço não ser visitável, pode espreitar o passo a passo de cima, quando for à casa de banho). Antes disso, a cerveja passa pelo laboratório, onde se fazem provas de qualidade.
4. No restaurante, há pratos com apontamentos ligados à cerveja
Gressinos com malte, prego em pão de malte, costelinhas com molho agridoce de cerveja Lager, gambas fritas em alho e molho de cerveja, mousse de chocolate de 70% cacau com redução de Imperial Stout e tiramissù com aromas de brown porter são alguns dos pratos que pode encontrar no menu.
5. Pode comprar livros especializados na loja
Além das camisolas, porta-chaves, blocos, copos e, claro, cervejas, também pode comprar livros internacionais sobre cerveja na loja da Fábrica de Cervejas Portuense. Tasting Beer e The Beer Bible são dois dos exemplares que constam nesta biblioteca.