[title]
Há um quarto de século que as noites de Verão do Porto são mais animadas. O ciclo Cinema Fora de Sítio está de volta a praças, largos e jardins da cidade, todas as sextas-feiras e sábados, entre 26 de Julho e 11 de Agosto, de forma gratuita. Nesta edição, serão exibidos 11 êxitos de bilheteira, de diversos géneros cinematográficos, que vão das comédias românticas aos dramas bélicos, passando pelo cinema de terror e de animação.
No primeiro fim-de-semana, o ciclo instala-se na Alameda das Fontainhas e arranca com uma homenagem a António-Pedro Vasconcelos, realizador que morreu em Março deste ano, com a exibição de Jaime, um dos seus filmes mais reconhecidos. Em Agosto, no dia 2, vai ser projectado na Praça de D. João I Furiosa: Uma Saga Mad Max. No dia seguinte, fitas e bobines mudam-se de armas e bagagens para o Largo da Estação, em Campanhã, para transmitir O Panda do Kung Fu 4. A programação de sábado estará sempre mais direccionada para famílias.
No fim-de-semana de 9 e 10 de Agosto, há duas comédias para ver. Uma romântica – Todos Menos Tu será apresentada no jardim do Instituto Pernambuco Porto, em frente ao Teatro do Campo Alegre – e outra de animação. A Arca de Noé – A Aventura, para os mais pequenos, já reservou lugar nos Jardins do Palácio de Cristal.
Em meados do mês, os projectores deslocam-se até à zona ocidental da cidade. No dia 16, será transmitido Guerra Civil, no Jardim de Sobreiras, junto à Foz do Douro. E no dia 17, no Parque da Pasteleira, Dragonkeeper – Ping e o Dragão promete entreter pais e filhos. No fim-de-semana seguinte, tenha medo, muito medo, com o filme de terror Imaculada, que será exibido na sexta-feira no Quartel de Monte Pedral. No dia 25, na Quinta do Covelo, ria-se com as peripécias do gato laranja mais anafado do cinema: Garfield.
A encerrar o ciclo, que celebra este ano 25 anos, há Revolução (Sem) Sangue, filme português lançado a propósito dos 50 anos da comemoração do 25 de Abril, para ver no Largo do Amor de Perdição, no dia 30. E no último dia do mês, o público pode assistir ainda a Gru – O Maldisposto 4, no Jardim de Sarah Afonso.
Em cada sessão do Cinema Fora de Sítio, evento co-organizado pela Câmara do Porto e a Fundação Inatel, haverá 500 lugares sentados, que serão atribuídos por ordem de chegada, a partir das 21.30. Todos os filmes começam meia hora depois.
+ Atenção, vizinhos: há animação gratuita em jardins e parques do Porto
+ Em Julho, há cinema ao ar livre (e grátis) na Praça da Batalha