[title]
O Porto é a cidade das camélias e o mês de Março ganha outro encanto ao celebrá-las. No Parque de São Roque existem mais de 200 espécies desta flor e será aqui que, nos dias 1 e 2 de Março, volta a acontecer a já habitual Exposição de Camélias do Porto. O evento, de entrada livre, realiza-se por esta altura do ano para anunciar a chegada da Primavera e acolhe dezenas de produtores nacionais e internacionais e as suas camélias de espécies, cores e formas diferentes. A programação é ainda composta por várias actividades, como concertos, oficinas, peças de teatro e visitas guiadas.
A abertura oficial da 29.ª edição desta exposição acontece no sábado, dia 1 de Março, às 14.00, e a habitual cerimónia de entrega de prémios – atribuídos à melhor camélia de origem portuguesa, à melhor espécie e à melhor ornamentação de mesa/arranjo floral – acontece às 15.00 do mesmo dia.
Quanto à música, há muito para ouvir. O destaque no primeiro dia vai para o Custódio Castelo Trio (15.30) e para a actuação do quarteto ADLIB STRINGS (17.30), na tenda. Às 14.30 há ainda a animação itinerante de Persil Noir, com um gigante casal de mestres de cerimónia a receber os visitantes da exposição e, às 16.00, está programado um percurso-oficina feito pelo Explorador Florentino no Parque de São Roque.
No domingo, dia 2 de Março, o horário é alargado, das 10.00 às 19.00, e destacam-se dois momentos na programação: a actuação do pianista Marco Figueiredo (às 15.00, na tenda) e o espectáculo Ecos da Belle Époque, uma iniciativa da Plateia Protagonista – Plataforma Cultural e Educacional, que procura recriar uma das épocas mais glamourosas e exuberantes do século XX (às 17.00, na Casa São Roque).
Neste dia, há ainda propostas para toda a família com a repetição dos espectáculos de Persil Noir (10.30 e 15.00) e do Explorador Florentino (11.00 e 15.30), ambos no Parque de São Roque. Conte ainda com a apresentação da peça Floresta, do Valdevinos Teatro de Marionetas (11.00, na tenda), e com o encontro "Rabiscar o Porto", uma reunião que procura introduzir os mais curiosos no conceito de urban sketching.
Oficinas e visitas guiadas
No Centro de Educação Ambiental estão também agendadas diversas oficinas para todas as idades, tudo relacionado com o mundo das camélias. No domingo de manhã, a partir das 10.00, há várias oficinas por onde escolher. A "Camélias Arco-Íris", a cargo da Oficina Josefina, ensina a criar camélias com pétalas de todas as cores; a "Construção de marcadores de livros" e a "Criação de bijuteria ecocriativa" estão a cargo da PortodArte e há ainda a possibilidade de participar na "Origami" e aperfeiçoar a técnica na arte de dobrar papel. Todas as actividades têm lotação limitada e a participação é admitida por ordem de chegada.
As habituais visitas guiadas ao Parque de São Roque acontecem no sábado e no domingo, às 10.00, bem como uma visita à exposição "Peter Meeker" (obras de 1982–2023), na Casa de São Roque, no sábado às 17.00. Do programa faz também parte uma prova de vinhos do Porto com Cristiano Van Zeller, na garagem da Casa de São Roque, no domingo às 16.00. Pode consultar tudo sobre a Exposição Camélias do Porto aqui.
Rua de S.Roque da Lameira, 2040 (Porto). 1 Mar, Sáb 14.00-19.00. 2 Mar, Dom 10.00-19.00. Entrada livre.