Notícias

Da literatura ao prato. Na Quinta Nova nasceu um menu que viaja pela obra de Eça de Queiroz

As referências gastronómicas de Eça e a beleza do Douro inspiraram o chef André Carvalho. O menu está disponível de 18 a 30 de Abril na Quinta Nova de Nossa Senhora do Carmo.

Ana Catarina Peixoto
Escrito por
Ana Catarina Peixoto
Jornalista, Porto
O menu "Sabores com História" vai estar disponível entre 18 e 30 de Abril
DR | O menu "Sabores com História" vai estar disponível entre 18 e 30 de Abril
Publicidade

Se Eça de Queiroz foi um escritor com um olhar gastronómico, está na altura de provar os pratos que viveram nas suas obras – e com vista para o Douro. É que as várias referências sobre a arte de bem comer presentes nos livros do autor português ganharam uma nova vida, com o Terraçu’s Winery Restaurant, da Quinta Nova de Nossa Senhora do Carmo, a criar um menu que reinterpreta diversos pratos mencionados na prosa de Eça.

A imagem das vinhas centenárias, a vegetação que se espalha por diversos tons de verde e o sol que vai iluminando cada canto desta quinta ao longo do dia, quase poderiam ser o cenário de uma obra de Eça – que, aliás, não fica indiferente à "grandeza do Douro e da vinha" descrita n'A Cidade e as Serras. Foi também inspirado em toda a paisagem e no rico receituário descrito na literatura queirosiana, que o chef André Carvalho, ao leme do Terraçu's desde 2018, criou o menu “Sabores com História”, que vai estar disponível entre 18 e 30 de Abril. 

A iniciativa serve de arranque às 20 celebrações a propósito dos 20 anos da Quinta Nova de Nossa Senhora do Carmo enquanto primeiro enoturismo do Douro, e acontece também no ano em que se comemoram os 180 anos do nascimento de Eça de Queiroz.

O Terraçu's está localizado na Quinta Nova de Nossa Senhora do Carmo, no Douro
DRO Terraçu's está localizado na Quinta Nova de Nossa Senhora do Carmo, no Douro

Um menu, cinco pratos e cinco obras

Iniciamos esta viagem gastronómica, dividida em cinco momentos, pelos sabores mais genuínos das obras de Eça, harmonizados com o bom vinho desta quinta. Chega-nos à mesa, como entrada, uma saborosa e suave caldeirada escassa de sardinha e uma côdea de broa, presente na obra Uma Campanha Alegre, onde Eça descreve, de uma forma crítica, a sociedade e a política da época. A acompanhar, um Quinta Nova Rosé de 2024.  

Caldeirada escassa de sardinha, acompanhada de côdea de broa
DRCaldeirada escassa de sardinha, acompanhada de côdea de broa

Segue-se a fava rica, um prato da terra que encantou Jacinto n’Os Maias, recordando o conforto da comida tradicional portuguesa, sobretudo nas "tardes de procissão". As favas são servidas numa pequena frigideira de ferro fundido, acompanhadas de uma saborosa espuma de chouriço no topo e harmonizadas com um vinho tinto Quinta Nova Reserva Touriga Nacional 2022. 

Fava rica
DRFava rica

A viagem continua com os pratos principais, começando com um suave e elegante pregado com molho holandês e espargos, citado no livro A Capital, numa referência ao refinamento, luxo e hábitos sofisticados da burguesia lisboeta, muito inspirados no estrangeiro. O prato vem acompanhado de um Grainha Branco 2023.

Do peixe para a carne, mas de novo a viajar pelos luxos e vícios da alta sociedade, é servida uma codorniz trufada com creme de alcachofras, descrita em Ecos de Paris. Ao lado, um Quinta Nova Reserva Terroir 2023. 

Pregado com molho holandês e espargos
DRPregado com molho holandês e espargos

Para terminar da forma mais doce possível, e com a referência de uma das obras mais conhecidas de Eça, A Cidade e as Serras, não deixe de provar o bailado de texturas e sabores provocado pelo arroz doce em pirâmide com caldo de cereja e frutos secos, uma sobremesa original e um "prato monumental de grande arte", harmonizado com Quinta Nova Vintage Porto 2022.

Arroz doce em pirâmide com caldo de cereja e frutos secos
DRArroz doce em pirâmide com caldo de cereja e frutos secos

O menu “Sabores com história” vai estar disponível no Terraçu’s por um preço de 135€, com harmonização incluída, sendo o arranque de um conjunto de 20 iniciativas previstas para 2025, ano em que a centenária Quinta Nova assinala 20 anos do primeiro projecto de enoturismo com hotel vínico no Douro. Ao longo do ano, haverá ainda várias iniciativas, como jantares vínicos a quatro mãos, uma peregrinação à capela de Nossa Senhora do Carmo e provas verticais de vinhos emblemáticos da casa.

Com mais de 250 anos, e com uma vista para hectares e hectares de vinhas, esta foi a primeira quinta em Portugal a abrir um enoturismo com um hotel dedicado ao vinho (hoje membro da Relais & Châteaux), e com uma das adegas mais antigas da Região Demarcada do Douro. O edifício principal desta quinta tem 11 quartos — alguns na casa senhorial e outros na zona do terraço —, um restaurante, um museu, a histórica adega e, mais recentemente, a Winery Lounge, uma sala dedicada a actividades privadas e exclusivas com os clientes. Para o futuro, vão também avançar as obras de expansão, dentro do terreno já existente.

+ Baião e Sines entre os nomeados para destino europeu emergente nos World Travel Awards

+ Esta vai ser a Queima das Fitas “mais internacional de sempre”

Últimas notícias
    Publicidade