[title]
Um festival de cinema pede sempre muita competição e são dez as longas-metragens que este ano estarão sujeitas ao crivo do júri. Mas no Maia Internacional Film Festival, que se estende entre 30 de Abril, quarta-feira, e 3 de Maio, sábado, há sessões especiais para todas as idades e duas masterclasses de entrada gratuita.
É com o filme The Night Screening (2025) que se dá o pontapé de saída da programação. Um filme do cineasta lituano Algimantas Puipa, sobre um relojoeiro que tropeça num mundo de sonhos cinematográficos, após descobrir um misterioso cinema. O acesso a esta sessão é feito por convite ou através de inscrição num formulário online. O único entrave é que a entrada estará sujeita à lotação da sala, num total de 600 lugares. O mesmo acontece com a sessão de encerramento, na noite de 3 de Maio, onde será exibido o filme português Banzo (2024), de Margarida Cardoso, numa história de ecos coloniais, que nos transporta para São Tomé e Príncipe, no início do século XX.

Nessa tarde, a cineasta portuguesa irá liderar uma masterclass gratuita sobre cinema, fazendo-se acompanhar do elenco de Banzo, em particular pelos os actores Miguel Nunes, Beatriz Godinho, António Durães, Pedro Hossi e Oceana Basílio. E no dia anterior, pelas 21.30, regressa às telas Costa dos Murmúrios (2004), filme de Margarida Cardoso que adapta o romance homónimo de Lídia Jorge.
Voltando ao cinema de Algimantas Puipa, o lituano estará em destaque numa outra sessão especial. A 1 de Maio, pelas 21.30, A Woman and Her Four Men (1983) estreia-se em Portugal mais de 40 anos após ter visto a luz do dia. O enredo tem como cenário uma comunidade piscatória no início do século XX, onde uma mulher está sempre a perder um marido atrás do outro. Logo a seguir, Puipa sobe ao palco para uma masterclass gratuita.
A programação inclui mais uma sessão de entrada livre, para ver na manhã de 3 de Maio: a longa-metragem japonesa de animação Mary and the Witch's Flower (2017), do realizador Hiromasa Yonebayashi, produção nomeada aos reputados Annie Awards, nas categorias Design de Produção e Argumento. Nesta história, a jovem Mary encontra uma flor mágica no meio do bosque e activa um feitiço que a leva numa grande aventura.

A restante programação é inteiramente dedicada aos dez filmes que integram a competição oficial que inclui uma produção portuguesa, que será exibida na manhã de 1 de Maio. Trata-se do documentário Guitar Barrel Project, de Hélder Faria, sobre a descoberta de umas aduelas de madeira, oriundas de tonéis de vinho que podem ter pertencido ao Marquês de Pombal. Alguns são adaptados a instrumentos musicais e objectos artísticos, enquanto que um dos maiores tonéis é restaurado numa prestigiada tanoaria. A restante programação pode ser consultada no site do Maia Internacional Film Festival.
Fórum da Maia. Rua Eng. Duarte Pacheco, 131. De 30 de Abril e a 3 de Maio. Bilhete normal: 3€
+ No Verão, há sessões de cinema ao ar livre na Praça da Batalha