[title]
A Sociedade de Transportes Colectivos do Porto (STCP) quer ter 81 novos autocarros movidos a gás natural até 2021. O concurso público para a aquisição dos veículos foi lançado na passada sexta-feira e a operação resultará num investimento superior a 19 milhões de euros. Assim, a renovação do sistema de transportes públicos poderá ajudar a reduzir em 50% a emissão de carbono da Invicta, como referiu Filipe Araújo, vice-presidente da Câmara Municipal do Porto em entrevista à Time Out.
Os veículos, que deverão começar a entrar em circulação em 2020, serão de “duas tipologias: 62 autocarros 'low floor' e 19 autocarros 'low entry', características que têm a ver com as necessidades de operação da STCP”, descreveu Paulo de Azevedo, presidente da empresa portuense, durante a apresentação do concurso no Museu do Carro Eléctrico. Trocado em miúdos, isto quer dizer que alguns terão entradas baixas para ajudar os utilizadores e outros uma altura mais baixa para facilitar a circulação em viadutos e pontes na cidade.
Rui Moreira, Presidente da Câmara Municipal do Porto, que também marcou presença na cerimónia, descreveu que "o que está a suceder no transporte público é uma verdadeira revolução", acrescentando que este "grande esforço da STCP" quer mudar mentalidades em relação ao uso do transporte individual.
No próximo ano vão começar a ser distribuídos entre seis e oito autocarros por mês, progressivamente, até 2021, ano em que 64% da frota da STCP deverá estar renovada. Tudo isto resulta num investimento de 19,68 milhões de euros, 53% vindos do Fundo de Coesão da União Europeia.