Notícias

Devoção e música? No Santuário da Penha, é possível

Considera-se um verdadeiro beato da música? Este ano, O Verão é na Penha volta a trazer muita diversão à freguesia de Guimarães, de 7 de Julho a 8 de Setembro.

Escrito por
Adriana Pinto
O Verão é na Penha
© Irmandade da PenhaO concerto de Zé Amaro, em 2022
Publicidade

Não se preocupe que não tem de ser crente para participar. Organizado desde 2013, O Verão é na Penha ficou conhecido por encher de música as tardes de domingo dos vimaranenses. Este ano, a programação alarga-se: tanto a nível musical como de horário.

A iniciativa arranca este domingo, dia 7, mas, até 8 de Setembro, não faltam oportunidades para a experienciar já que, este ano, realiza-se também aos sábados à tarde (e, por vezes, à sexta-feira).

De maneira a potencializar a freguesia e captar outros tipos de públicos, a programação diversificou-se. Logo a 7 de Julho, o Largo da Comissão recebe o Tio Óscar e DJ Kika, seguidos a 13 de Julho pelo Odisseia Music Fest, um mini festival dentro do festival, que promete levar vários artistas do panorama da electrónica – nacionais e internacionais – ao varandim mais famoso da cidade-berço. (Atenção: este evento em particular é pago. Os bilhetes têm o custo de 15€ e podem ser adquiridos aqui).

No meio de tantos fins-de-semana veranis cheios de música e diversão, destaca-se o concerto do famoso Padre Guilherme – que celebra 50 anos e cuja notoriedade ganha durante as lives da pandemia se mantém em alta –, a 21 de Julho, também no Santuário da Penha. E, para fechar a programação musical em grande, um desvio de género: o concerto de Sofia Escobar, acompanhada pela Orquestra de Guimarães, na noite de 6 de Setembro.

Um rali-tascas musical (e especial)

Lembre-se da melhor alheira ou do melhor bitoque que já comeu na sua vida. Foi numa tasca, não foi? Imagine viajar até à freguesia da Penha e deliciar-se com uma dessas maravilhas. O Vai-m’à Banda torna a experiência ainda melhor, dando música à sua refeição. A 31 de Agosto, o rali-tascas da música volta a alguns dos estabelecimentos mais emblemáticos da Penha.

Num evento conduzido pela religião, as actividades sagradas não poderiam ficar de parte. A 21 de Julho, celebra-se o dia de Nossa Senhora do Carmo da Penha e a festa começa logo pelas 9.00, sendo fechada à noite, nem de propósito, pelo Padre Guilherme. Já no dia 8 de Setembro, mesmo para findar o evento, há Peregrinação à Penha.

Nos dias do evento, a organização garante o preço especial de 1€/viagem no Teleférico da Penha (que funciona até às 20.00), assim como um shuttle entre o centro de Guimarães e a Estância Turística. Tirando o supramencionado Odisseia Music Fest, O Verão é na Penha é de entrada livre e gratuita.

+ Porto Pianofest traz 11 dias de música clássica à cidade

+ Estenda a manta, prove Vinho Verde e desfrute. Há Cinema na Vinha este Verão

Últimas notícias

    Publicidade