Notícias

Dos melhores restaurantes do mundo para o Porto: Virgilio Martinez senta-se à conversa com chefs portugueses

Conferência "Chefs, Economia e Sustentabilidade – Um Diálogo Global à Mesa​” acontece no dia 24 de Fevereiro e vai juntar nomes como Virgílio Martinez, Rui Paula, Marlene Vieira e Henrique Sá Pessoa.

Ana Catarina Peixoto
Escrito por
Ana Catarina Peixoto
Jornalista, Porto
Chef Virgilio Martínez and the Chuncho
Photograph: MASL
Publicidade

Na próxima segunda-feira, dia 24 de Fevereiro, a gastronomia, a economia e a sustentabilidade sentam-se à mesa para uma conversa. Quais os desafios a superar? E como corresponder ao aumento das exigências? A conferência “Chefs, Economia e Sustentabilidade – Um Diálogo Global à Mesa​” quer abrir o debate sobre as várias dimensões da gastronomia e vai contar com nomes conhecidos da gastronomia, no auditório do Museu Nacional Soares dos Reis, a partir das 15.00.

O evento arranca com uma conversa entre o professor e antigo ministro Miguel Poiares Maduro e o chef peruano Virgílio Martinez, do restaurante Central, eleito em 2023 como o melhor restaurante do mundo no World’s 50 Best Restaurants. "É um chef que tem uma abordagem da gastronomia que vai para lá da experiência no restaurante e que inclui as dimensões de sustentabilidade ambiental e social, a relação com a investigação e a ciência e com as artes. Vamos discutir essas várias dimensões da gastronomia", adianta à Time Out Miguel Poiares Maduro, acrescentando que Virgílio Martinez "é um óptimo exemplo de um chef que não é só um cozinheiro, é um líder de um projecto e um empreendedor, no sentido mais amplo". 

A primeira conversa dá o mote, de seguida, para um momento de partilha de experiências entre vários chefs portugueses (“Os chefs é que mandam"). À mesa, a partir das 15.45, juntam-se Rui Paula, chef que está à frente de espaços como o DOPDOC e Casa de Chá da Boa Nova (com duas estrelas Michelin), além do Time Out Market Porto; Marlene Vieira, uma das caras femininas na ala dos chefs do Time Out Market Lisboa; João Rodrigues, à frente do Canalha e do Projecto Matéria; e ainda Henrique Sá Pessoa, ao leme do Alma, restaurante com duas estrelas Michelin, do Vinha, em Vila Nova de Gaia, e também no Time Out Market Lisboa.

O segundo tema é dedicado ao tema da restauração sustentável e massa crítica, com a presença de Ana Alcobia, vice-presidente da Time Out Market Ibéria (16.15). A partir das 16.30, Luís Pedro Martins, presidente do Turismo do Porto e Norte; Diogo Miranda, do restaurante Central, no Peru; e Vasco Coelho Santos, chef do Euskalduna Studio, uma estrela Michelin, e também chef no Time Out Market Porto, vão falar sobre os ingredientes essenciais para empreender.

Às 17.00, António Ponte, director do Museu Soares dos Reis, vai subir ao palco, bem como Lídia Monteiro, em representação do Turismo de Portugal. O evento encerra com Pedro Machado, secretário de Estado do Turismo. O acesso ao evento é livre, mas sujeito a inscrição prévia neste formulário

Rua D. Manuel II, 56 (Porto). 24 Fev, Seg 15.00. Entrada livre

+ Os sete restaurantes com estrela Michelin no Grande Porto

+ No WOW, em Gaia, o Carnaval celebra-se em família e de barriga cheia

Últimas notícias
    Publicidade