Notícias

É bom a fazer filmes? Este Natal, o Batalha quer pôr as famílias a realizar uma curta-metragem

Entre Dezembro e Janeiro, a programação familiar do Batalha está reforçada e inclui uma oficina de realização e um curso de cinema para famílias.

Escrito por
Adriana Pinto
Batalha Centro de Cinema
© Renato CruzA programação inclui um curso de cinema para famílias
Publicidade

Sozinho em Casa, Grinch, O Expresso Polar, O Amor Acontece. Os filmes são cada vez mais a banda sonora dos nossos Natais, seja durante a confecção dos bolos, a abertura das prendas ou durante o torneio de sueca de madrugada. Este ano, entre finais de Dezembro e inícios de Janeiro, o Batalha Centro de Cinema propõe-lhe uma abordagem diferente à cinefilia em família.

De 18 de Dezembro a 4 de Janeiro, de forma a aproveitar as férias, o Batalha tem programada uma Oficina de Realização para Famílias, “um espaço de descoberta e de experimentação do cinema enquanto forma de olhar o mundo e, em particular, a cidade”. Durante as seis sessões, as crianças dos 9 aos 12 anos, vão filmar colectivamente uma curta-metragem nas imediações do cinema, tendo assim a oportunidade de experimentar as várias fases da produção de um filme.

Já entre 18 de 15 de Fevereiro, a proposta envolve várias gerações no Curso de Cinema para Famílias — Gulliver, que se divide em seis capítulos e pretende cobrir toda a história da sétima arte, até aos dias de hoje. Destina-se a crianças a partir dos oito anos, acompanhadas por pais, avós, tios ou amigos.

Para celebrar a quadra natalícia, no sábado, dia 21, deixe o Sozinho em Casa e vá no Batalha. A sugestão para a sessão em família é O Homem de Ferro, de Brad Bird (Ratatouille, The Incredibles), um clássico da animação de ficção científica, sobre a amizade entre um jovem solitário e um robô.

Já no dia 11 de Janeiro, viajamos até à Bolívia com Cuidando do Sol, de Catalina Razzini, um filme sobre a transição para a adolescência, envolta em mitos e histórias locais. No final do mês de Janeiro, dia 25, esta fase das Sessões para Famílias termina com O Conto dos Contos, um conjunto de curtas-metragens de Yuri Norstein, uma das maiores inspirações de Alice Rohrwacher, a protagonista do ciclo Contos Maravilhosos.

+ Mais do que uma feira: o Perímetro está de volta com concertos, performances e exposições

+ Do trapézio ao roller-skating, a magia do Circo de Natal ocupa o Coliseu do Porto

Últimas notícias

    Publicidade