[title]
Para celebrar os 500 anos do nascimento de Luís de Camões – que se pensa ter ocorrido a 23 de Janeiro de 1524 –, a Câmara do Porto preparou, nos Paços do Concelho, uma exposição de edições históricas de Os Lusíadas. A mostra, que pretende “celebrar o génio do poeta renascentista português”, vai estar em exibição de 24 a 27 de Janeiro, entre as 09.00 e as 17.00. A entrada é livre.
Entre os destaques da apresentação encontra-se a primeira edição do épico camoniano, adquirida pelo Ateneu Comercial do Porto em 1904. Trata-se de “uma oportunidade ímpar de apreciar in loco um exemplar raríssimo da obra”, lê-se em comunicado. A mesma nota indica que o exemplar é um dos 34 que se julga ainda existirem da edição de 1572 da obra. O “valioso e simbólico alfarrábio é complementado por um conjunto de edições históricas da Biblioteca Pública Municipal do Porto, também elas de elevado valor patrimonial”.
Em paralelo com esta iniciativa, o escritor Gonçalo M. Tavares promove Camões na Cidade do Porto. Para a realização do projecto, co-organizado pela Câmara, cidadãos anónimos, entre os 7 e os 87 anos de idade, vão ser filmados a ler uma das 1102 estrofes do poema épico, com diferentes espaços interiores e exteriores da cidade como cenário. Os vídeos com as suas leituras ficarão, depois, disponíveis em QR codes espalhados por vários pontos do município.
Salão Nobre dos Paços do Concelho. Qua-Sáb (24-27 Jan) 09.00-17.00. Entrada livre