Notícias

Elevador vai ligar Palácio de Cristal à rua da Restauração em 2026

Obra será instalada até ao próximo ano e vai permitir atenuar o trajecto feito a pé entre os dois locais, que estão separados por um declive acentuado.

Ana Catarina Peixoto
Jornalista, Porto
Imagem meramente ilustrativa
Câmara Municipal do PortoImagem meramente ilustrativa
Publicidade

Depois da instalação de escadas rolantes na zona histórica de Miragaia, em 2020, há uma nova ligação mecanizada que vai dar uma ajuda extra nos acessos à cidade. A empresa municipal GO Porto vai implementar, até ao próximo ano, um elevador que vai ligar os jardins do Palácio de Cristal à movimentada rua da Restauração, permitindo atenuar o trajecto feito a pé entre os dois locais, que estão separados por um declive acentuado. 

O concurso público para esta obra, integrada no âmbito do projecto “Ligações Mecanizadas | Percursos Pedonais”, foi lançado no início deste mês e o plano é construir uma estrutura que inclui um elevador para unir estes dois espaços da cidade, indica a Câmara Municipal do Porto. O preço base da obra é de mais de dois milhões de euros, sendo que o prazo de execução é de um ano. 

Zona do Palácio de Cristal
Câmara Municipal do PortoZona do Palácio de Cristal

A data limite para a apresentação das propostas é dia 22 de Fevereiro, sendo que o objectivo é “melhorar o acesso da população e dos visitantes a espaços de grande relevância, com impacto positivo na qualidade de vida, no desenvolvimento económico e no turismo” e também promover a pedonalização do centro histórico da cidade. A instalação deste elevador, acrescenta a autarquia, vai ser “integrada, de forma harmoniosa, na paisagem, respeitando a identidade e o valor histórico da zona”. 

+ No Batalha, a retrospectiva dedicada a Almodóvar começa entre Paredes

+ O Semea fechou, mas Vasco Coelho Santos planeia reabri-lo noutra localização

Últimas notícias

    Publicidade