[title]
Depois da instalação de escadas rolantes na zona histórica de Miragaia, em 2020, há uma nova ligação mecanizada que vai dar uma ajuda extra nos acessos à cidade. A empresa municipal GO Porto vai implementar, até ao próximo ano, um elevador que vai ligar os jardins do Palácio de Cristal à movimentada rua da Restauração, permitindo atenuar o trajecto feito a pé entre os dois locais, que estão separados por um declive acentuado.
O concurso público para esta obra, integrada no âmbito do projecto “Ligações Mecanizadas | Percursos Pedonais”, foi lançado no início deste mês e o plano é construir uma estrutura que inclui um elevador para unir estes dois espaços da cidade, indica a Câmara Municipal do Porto. O preço base da obra é de mais de dois milhões de euros, sendo que o prazo de execução é de um ano.
A data limite para a apresentação das propostas é dia 22 de Fevereiro, sendo que o objectivo é “melhorar o acesso da população e dos visitantes a espaços de grande relevância, com impacto positivo na qualidade de vida, no desenvolvimento económico e no turismo” e também promover a pedonalização do centro histórico da cidade. A instalação deste elevador, acrescenta a autarquia, vai ser “integrada, de forma harmoniosa, na paisagem, respeitando a identidade e o valor histórico da zona”.
+ No Batalha, a retrospectiva dedicada a Almodóvar começa entre Paredes
+ O Semea fechou, mas Vasco Coelho Santos planeia reabri-lo noutra localização