Notícias

Em Setembro, o novo Festival Meating vai celebrar Miranda do Douro

A primeira edição quer honrar a comida e a música que se fazem em terras mirandesas. O chef Óscar Geadas é o embaixador do festival, que promete dois dias animados em Trás-os-Montes.

Beatriz Magalhães
Escrito por
Beatriz Magalhães
Jornalista
oscar geadas
© Óscar Geadas Facebook
Publicidade

Em Miranda do Douro, a gastronomia e a música juntam-se para dar a conhecer a tradição mirandesa. O Meating quer ser o ponto de encontro entre chefs e músicos e, mais do que isso, quer ser um lugar em que a criatividade é posta em prática. Acontece a 14 e 15 de Setembro, nas ruínas do Paço Episcopal. A entrada é livre.

Promovido pela Agência 3 e pela Transmute, o festival pretende honrar e valorizar as raças autóctones de Trás-os-Montes, bem como outros produtos da região, como é o caso da castanha e do azeite. “Em Miranda do Douro, falámos da identidade, é a língua mirandesa, é a carne mirandesa, são os pauliteiros, é a música tradicional mirandesa, ou seja, são tantos ingredientes que cozinham uma identidade muito distintiva e seria pouco inteligente da nossa parte não aproveitar toda esta riqueza cultural”, explicou à Time Out Pedro Cepeda, co-organizador do projecto, após a conferência de apresentação do Meating, em Lisboa.

Óscar Geadas, chef com uma estrela Michelin, é o embaixador do festival. Quando o convite chegou, não hesitou. Para o chef natural de Trás-os-Montes, que “defende as raças da região e os produtos locais”, fez todo o sentido apadrinhar o festival. Geadas espera que o Meating leve mais visitantes à região e que, mais importante, os faça voltar. No que toca à parte gastronómica, os quatro chefs convidados cozinharão ao ar livre e darão a conhecer pratos inovadores e modernos em que a estrela é a carne da região. Um dos chefs que participará no festival é Marcelo Dias (Solar do Douro, Pomodorinho), que espera que o festival leve “muita inovação” e que faça com que “Miranda cresça a nível gastronómico”. 

O cartaz musical (e não só)

Além da comida, o Meating quer celebrar a música que se faz nesta zona do interior português. Durante os dois dias, quatro artistas nacionais juntam-se a quatro artistas locais em residência artística. A cantora Surma e o grupo mirandês Galandum Galundaina são alguns dos nomes já confirmados. O saxofonista João Cabrita também participa e mostra-se empolgado para que “o concerto seja representativo da cultura de Miranda do Douro”. “Ter música excelente e comida também ela excelente acho que é o tal casamento perfeito”, afirma Pedro Cepeda. 

Pelas ruas de Miranda, também encontrará um mercado, animação de rua, que conta com os Crashh Recycled, performers itinerantes que fazem parte da associação cultural Wetumtum, e jogos. Pensado para toda a família, o Meating pretende oferecer tudo “aquilo que de melhor o território transmontano tem para oferecer”.

Este ano, o festival tem a sua primeira edição a 14 e 15 de Setembro e o organizadores pretendem “que seja marcante para todos os que estiverem lá, que seja de facto uma experiência diferente”. Espera-se que o festival aconteça anualmente, por volta da mesma altura, mas levá-lo a outros pontos do país ainda não está nos planos. 

Miranda do Douro. 14-15 Set. Entrada livre

+ Wine Social Club celebra um ano de vinhos e gastronomia com vista sobre o Douro

+ Cozinha das Flores, Flôr Bar e Aurora Goy vencem prémios Time Out Porto

Últimas notícias

    Publicidade