[title]
Coloque os óculos, prepare-se e viaje para um “espaço-tempo completamente novo”. A realidade virtual chega ao Teatro Municipal do Porto - Rivoli, entre 23 e 26 de Outubro, com a estreia nacional de A Conversation with the Sun (VR), do realizador tailandês Apichatpong Weerasethakul. Acompanhada pela banda sonora do japonês Ryuichi Sakamoto, a instalação/performance convida a uma viagem no tempo que atravessa sonhos, memórias e um regresso às origens.
O espectáculo foi encomendado pela Trienal de Aichi 2022, sendo o mais recente trabalho do realizador tailandês, feito em colaboração com artistas japoneses. Nesta experiência, o público entra numa realidade que mistura sonhos e estados de ser, que incluem experiências desde “comungar com seres espectrais invisíveis, corpos adormecidos ou estados de doença e ter a experiência do tempo suspenso num círculo”, através da utilização de óculos de realidade virtual e com liberdade para circular pelo espaço.
Apichatpong Weerasethakul é considerado um dos mais importantes realizadores e artistas visuais a nível internacional, com trabalhos que abordam temas como memória, identidade, desejo e história. O seu primeiro filme rodado fora da Tailândia, Memória, foi reconhecido em 2021 com o Prémio do Júri em Cannes.
As entradas para as sessões de A Conversation with the Sun, no Rivoli, acontecem de 30 em 30 minutos, estando disponíveis de quarta a sexta-feira entre as 19.30 e as 22.30 e, no sábado, dia 26 de Outubro, entre as 14.30 e as 22.30. Os bilhetes estão à venda aqui.
Praça D. João I (Porto). 23 a 26 Out, Qua-Sex, 19.30-22.30, Sáb, 14.30-22.30. 7€
+ De olho nos mais novos, O Meu Primeiro FITEI traz espectáculos, um mercado e uma discoteca
+ O restaurante do novo Altis Porto é Exuberante e focado nos vegetais