[title]
O Espaço SP620 acaba de abrir na Rua Santos Pousada. Durante os próximos quatro anos vai dedicar-se exclusivamente à fotografia, tendo como mote um ciclo designado Salut au Monde!, o título de um poema célebre de Walt Whitman.
O projecto surge pela mão de Pablo Berástegui Lozano, programador com um vasto currículo. Foi director da Donostia San Sebastian 2016 Capital Europeia da Cultura, do festival Photo España e dos espaços Matadero Madrid e Conde Duque, entre outras etapas desafiantes. Escolheu agora o Porto para viver, depois de uma temporada no Alentejo, onde criou o projecto Pausa, um programa de residências para artistas.
Agora, o objectivo passa por ilustrar a ideia de alteridade através da fotografia. Os guias desta viagem serão quatro autores por ano, vindos de várias partes do mundo e com abordagens distintas. Além de mostrarem as suas imagens, escolhem sete livros que possam representar o seu universo visual e teórico.
Mas há mais do que a simples exibição de fotografia. A criação de uma comunidade em torno do projecto é outra das ambições. Para isso, foi criada a figura dos pioneiros, que através de uma anuidade de 400 euros tornam o projecto financeiramente sustentável, permitindo pagar os direitos de exibição das imagens, a vinda dos fotógrafos ao Porto e a produção de toda a exposição, que é totalmente feita nesta cidade. Em troca, estes pioneiros recebem uma edição especial por cada uma das exposições.