[title]
Clean Bandit, do Reino Unido; WIU, do Brasil; Lukas Graham, da Dinamarca; e Plutonio, luso-moçambicano, eram já nomes confirmados, mas agora há mais novidades. A estes artistas, que vêm dos quatro cantos do mundo, juntam-se os alemães Milky Chance, a dupla israelita Vini Vici e os brasileiros Jovem Dionísio, que compõem assim o cartaz “mais internacional de sempre” da Queima das Fitas, que este ano acontece entre os dias 3 e 10 de Maio.
A representar o que de melhor se faz por cá, conte com as actuações de Mizzy Miles, Dillaz, T-Rex, Miguel Luz, Nininho Vaz Maia, Dealema, Bispo, Van Zee, Hybrid Theory e ainda de dois grandes embaixadores da música popular portuguesa: Quim Barreiros e Rosinha. A par dos concertos e durante toda a semana acontecem os eventos que fazem parte das festividades, como a Monumental Serenata, a Missa de Benção das Pastas e o Cortejo Académico, na Avenida dos Aliados, no dia 6 de Maio.
Assim sendo, as festas arrancam no sábado, dia 3, com a actuação da banda alemã Milky Chance, que vem ao Porto apresentar o mais recente álbum Live From Vienna. Depois, a dupla de DJs israelita Vini Vici animará os estudantes noite dentro. No dia seguinte, dia 4, sobe ao palco do Queimódromo o grupo de música electrónica britânico Clean Bandit, que lançou recentemente Rather Be, disco que vendeu mais de 600 mil cópias, seguido de Mizzy Miles, “um dos grandes nomes do hip-hop e música urbana nacional”, como se pode ler em nota de imprensa.

No dia 5, actuam a banda brasileira Jovem Dionísio e o rapper Bispo, “que conta com mais de meio milhão de ouvintes mensais no Spotify”. A terça-feira, dia 6, como manda a tradição, é dia de cortejo e, por isso, há Quim Barreiros e Rosinha, com os seus grandes clássicos, a animar a noite. No dia seguinte, dia 7, conte com o trap, o funk carioca e o reggaeton do brasileiro WIU e o rap de T-Rex.
Já a noite de quinta-feira, dia 8, “é dedicada ao hip-hop nacional, com o cantor, produtor e compositor madeirense Van Zee; e o rapper moçambicano Plutonio, com o seu mais recente disco, Carta de Alforria”. A 9 de Maio, actua a banda dinamarquesa Lukas Graham, o rapper Dillaz e ainda o humorista e cantor Miguel Luz. A edição deste ano encerra no dia 10, com a banda portuguesa de tributo aos Linkin Park, Hybrid Theory; os bem conhecidos Dealema, que celebram 30 anos de carreira em 2026; e ainda Nininho Vaz Maia, “uma das principais vozes ligadas ao flamenco em Portugal”.
Os bilhetes diários para a Queima das Fitas do Porto 2025 já estão à venda online (entre 13€ e 15€). E este ano há uma novidade, a Federação Académica do Porto, que organiza o evento, lançou uma aplicação, disponível gratuitamente para dispositivos móveis Android e iOS, que permite a compra de bilhetes. O passe geral, contudo, já se encontra esgotado.
