Notícias

Feira do Livro leva centenas de actividades aos jardins do Palácio de Cristal

De 23 de Agosto a 8 de Setembro os livros ocupam os jardins do Palácio de Cristal. Eugénio de Andrade é o autor homenageado e há 130 pavilhões e mais de 100 actividades.

Jornalista
Feira do Livro do Porto
© João Queirós
Publicidade

É já uma tradição que não pode faltar na cidade e que todos os anos leva milhares de pessoas aos Jardins do Palácio de Cristal. A Feira do Livro do Porto está de regresso entre os dias 23 de Agosto e 8 de Setembro e nesta edição, que homenageia o poeta Eugénio de Andrade, há 130 stands de editoras, livreiros e alfarrabistas espalhados por todo o jardim e mais de 100 actividades culturais, desde debates a concertos, sessões de cinema, poesia e humor e actividades para os mais novos.

"As pessoas do Porto e as pessoas que nos visitam não querem apenas uma feira onde possam vir comprar livros. Querem um sítio onde encontrem um festival literário, que é uma coisa rara em Portugal, e onde encontrem as várias expressões artísticas que aqui os trazem", explicou Rui Moreira, presidente da Câmara Municipal do Porto, durante a apresentação do programa, que decorreu esta quarta-feira. 

Este ano, o espaço dos Jardins do Palácio de Cristal não chegou para acolher todos os projectos que interessados em participar na Feira do Livro do Porto. "Fomos confrontados com uma procura de editores, distribuidores, livreiros e alfarrabistas aos quais não conseguimos dar resposta cabal. As candidaturas excederam o espaço previsto para os pavilhões", conta o autarca, sublinhando que "isto significa que o sector editorial e livreiro sente a Feira do Livro como uma oportunidade imperdível de promoção e negócio", sem esquecer de respeitar o espaço, "para que as pessoas possam usufruir do jardim, da vista e das tílias".

Conversas, concertos e cinema

A programação da 11.ª edição da Feira do Livro esteve, mais uma vez, a cargo de João Gesta, que sublinhou a vontade de que este evento "seja um espaço de luz e de cumplicidades", onde se pode "celebrar a vida através da palavra e do gesto preciso e cristalino dos escritores e artistas convocados". No programa deste ano, há 16 conversas, 15 sessões especiais de poesia e humor, quatro sessões de cinema, 21 concertos, sete apresentações de livros e mais de 50 actividades para os mais novos. 

No auditório da Biblioteca Municipal Almeida Garrett (BMAG) vão acontecer cinco ciclos de conversas com alguns dos nomes grandes da cultura em Portugal, entre eles a escritora Dulce Maria Cardoso (27 de Agosto, 16.30), a rapper e escritora Capicua (30 de Agosto, 18.00), Gonçalo M.Tavares (1 de Setembro, 16.30), a jornalista Pilar Del Río (8 de Setembro, 16.30) ou Carlos Tê e António Zambujo, nas sessões de 6 e 8 de Setembro.

Já na concha acústica não vai faltar música ao final da tarde, com concertos às 19.00 e ao longo de 13 dias. O ciclo "É a música, este romper do escuro" vai ter nomes como Gisela João (23 de Agosto), Tiago Nacarato (24), Milhanas (5 de Setembro) e ainda os concertos da programação Porta Jazz, nas manhãs de 25 de Agosto, 1, 7 e 8 de Setembro. Já no auditório da Biblioteca Almeida Garrett há concertos todas as sextas-feiras e sábados, às 21.00, incluindo actuações de Valter Lobo (30 de Agosto) e Frankie Chavez (6 de Setembro). 

A programação inclui ainda sete apresentações de livros, começando pela obra A Urgência da Cidade – O Porto e 100 anos de Fernando Távora, com lançamento marcado para 25 de Agosto, às 15.00, no lago dos Cavalinhos. No dia 28 de Agosto serão apresentadas duas obras de reflexão sobre a última década do panorama cultural portuense, da autoria de jornalistas do sector: Teatro Municipal do Porto 2013-2023, de Helena Teixeira da Silva, e Feira do Livro do Porto 2012-2023, de Filipa Vaz Teixeira. A 6 de Setembro, há uma pré-apresentação da mais recente obra de José Luís Peixoto, Um romance com pessoas, às 17.00, na Sala Multimédia da Biblioteca. 

Para os mais novos, estão programadas mais de 50 actividades, desde sessões de contos e espectáculos para bebés a oficinas e workshops para crianças e adolescentes, incluindo as "Oficinas no Terreiro", em que crianças com mais de seis anos vão poder testar artes como a escrita manual, a encadernação ou a pintura de azulejos. 

Uma homenagem a Eugénio de Andrade

Eugénio de Andrade, o "poeta da luz", é o autor homenageado este ano na Feira do Livro do Porto e, por isso, há também uma programação dedicada ao poeta que viveu e escreveu no Porto até ao fim dos seus dias. No dia 24 de Agosto, o nome de Eugénio vai ficar imortalizado na Avenida das Tílias, com a atribuição da Tília de Homenagem, às 15.00, marcando também o início de várias actividades dedicadas à vida e obra do autor.

As conversas em torno de Eugénio de Andrade arrancam também no dia 24 de Agosto, às 16.00, na Biblioteca Municipal Almeida Garrett, onde se vai falar de "Arco e Flecha: Temas de Eugénio hoje" e no dia 25 (16.00) com a sessão "A suprema festa da língua: Eugénio de Andrade e a Poesia como tradição/tradução".

No dia 24 de Agosto (21.00) será ainda exibido o documentário Eugénio de Andrade, Coração Habitado, de Arnaldo Saraiva, que constitui a primeira de quatro sessões do ciclo de cinema. Já no gabinete gráfico da Biblioteca Almeida Garrett estará "Post Scriptum sobre a Alegria", uma exposição que possibilita um primeiro olhar sobre a colecção de arte de Eugénio, composta por mais de uma centena de obras, livros de artista e edições limitadas. 

A entrada na Feira do Livro do Porto é gratuita e a programação completa pode ser consultada na página do evento

Jardins do Palácio de Cristal (Porto). 23 Ago-08 Set, Seg-Qui, 12.00-21.00, Sex, 12.00-22.00, Sáb, 11.00-22.00, Dom, 11.00-21.00. Entrada livre. 

+ As melhores coisas para fazer no Porto em Agosto

+ Da cerâmica à joalharia, nasceu um roteiro para conhecer os artesãos do Porto

Últimas notícias

    Publicidade